Análise de custo da prevenção e do tratamento de lesão por pressão: revisão sistemática

Cost analysis of pressure injury prevention and treatment: systematic review

  • Meiriele Tavares Araujo Escola de Enfermagem da UFMG
  • Ludmila Silva Castanheira Escola de Enfermagem da UFMG
  • Maria Clara Salomão e Silva Guimarães Escola de Enfermagem da UFMG
  • Yasmim Oliveira de Windsor Silva Escola de Enfermagem da UFMG
Palavras-chave: Lesão por pressão, custos e analise de custos, economia

Resumo

As lesões por pressão que ocorrem durante a internação hospitalar configuram-se como um parâmetro negativo da qualidade assistencial, gerando custos para a instituição hospitalar, pacientes e familiares. Entretanto, essas lesões podem ser prevenidas por ações que geram custos para instituição hospitalar. Objetivo: analisar, por meio da revisão sistemática, os custos relacionados ao tratamento e prevenção da lesão por pressão. Metodologia: Revisão sistemática, cuja questão norteadora foi: qual custo da prevenção e tratamento da lesão por pressão em pacientes internados em âmbito hospitalar? A busca dos estudos foi realizada na BVS, PubMed/MedLine e CINAHL,os resultados foram analisados pelo método PRISMA. Resultados: Foram encontrados 1287 artigos, elegíveis 131 sendo a amostra final de 32. Os custos com o tratamento foram maiores principalmente das lesões sacrais e as de classificação mais avançadas. Conclusão: Os custos com o tratamento são maiores do que com a realização de medidas preventivas, sendo necessários mais estudos com essa temática.

Biografia do Autor

Ludmila Silva Castanheira, Escola de Enfermagem da UFMG

Enfermeira Graduada na Escola de Enfermagem da UFMG.

Maria Clara Salomão e Silva Guimarães, Escola de Enfermagem da UFMG

Enfermeira Estomoterapeuta.Mestranda do Curso de Pósgraduação em Gestão de Serviços de Saúde da Escola de Enfermagem da UFMG.

Yasmim Oliveira de Windsor Silva, Escola de Enfermagem da UFMG

Bolsista de Iniciação Cientifica PROBIC fapemig. Graduanda em Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFMG.

Publicado
2019-09-25
Como Citar
ARAUJO, M.; CASTANHEIRA, L.; GUIMARÃES, M. C.; SILVA, Y. Análise de custo da prevenção e do tratamento de lesão por pressão: revisão sistemática. Revista Enfermagem Atual InDerme, v. 89, n. 27, 25 set. 2019.