Dispositivos e estratégias para enfermagem baseada em evidências na contemporaneidade: uma revisão integrativa

Devices and strategies for evidence-based nursing in the contemporary world: an integrative review

  • Mônica Ludwig Weber Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Carine Vendruscolo Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Edlamar Kátia Adamy Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC
  • Tavana Liege Nagel Lorenzon Prefeitura Três Passos-RS
  • Lucimare Ferraz Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Elisangela Argenta Zanatta Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Palavras-chave: Enfermagem Baseada em Evidências. Prática Clínica Baseada em Evidências. Prática de Saúde Pública. Sistemas de Saúde. Assistência à Saúde.

Resumo

Objetivo: revisar a literatura contemporânea sobre a Enfermagem Baseada em Evidências, oferecendo elementos à reflexão sobre os aspectos que permeiam as ações de cuidado na rede de atenção à saúde. Metodologia: revisão integrativa da literatura, com busca de artigos publicados entre os anos de 2011 e 2017, na Biblioteca Virtual em Saúde e CINAHL. Resultados: foram encontrados 1335 estudos, dos quais 23 atenderam aos critérios de inclusão. Da análise resultaram duas categorias, observando o contexto dos cuidados realizados na rede de atenção: dispositivos que fomentam a prática com base em evidências científicas e estratégias educativas como ferramenta para a prática do cuidado. Conclusão: a análise dos estudos mostrou importantes avanços quanto ao desenvolvimento e utilização de pesquisas científicas na prática profissional do enfermeiro, o que demonstra potencial para transposição da divisão entre pesquisa e cuidado, com vistas à autonomia e a qualidade de sua práxis.

Publicado
2019-12-24
Como Citar
WEBER, M.; VENDRUSCOLO, C.; ADAMY, E.; LORENZON, T.; FERRAZ, L.; ZANATTA, E. Dispositivos e estratégias para enfermagem baseada em evidências na contemporaneidade: uma revisão integrativa. Revista Enfermagem Atual InDerme, v. 90, n. 28, 24 dez. 2019.