Os cuidados de Enfermagem na Síndrome de Stevens Johnson /Necrólise Epidérmica Tóxica: Um Relato de Caso.

Nursing care in the Stevens-Johnson Syndrome and Toxic Epidermal Necrolysis: A Case Report

  • Orlete Donato de Oliveira Faculdade Panamericana de Ji-paraná / UNIJIPA https://orcid.org/0000-0002-5469-7574
  • Ezequiel Kleber Carpes Menezes Centro Universitário São Lucas https://orcid.org/0000-0002-7480-3813
  • Claudirene Maria dos Santos Centro Universitário São Lucas
  • Luiz Carlos Porcello Marrone Professor de Neurologia da Faculdade de Medicina ULBRA e do Programa de Pós Graduação em Promoção da Saúde da ULBRA/Canoas. Pesquisador do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (PUCRS). https://orcid.org/0000-0002-8071-813X
  • Claudemir Monteiro Barros Hospital Regional de Cacoal
Palavras-chave: Síndrome de Steven Johnson (SSJ); Necrólise Epidérmica Tóxica (NET); Diagnósticos de Enfermagem; Intervenções de Enfermagem.

Resumo

O presente estudo trata-se de um relato de caso de um paciente pediátrico acometido pela Síndrome de Steven Johnson (SSJ)/Necrólise Epidérmica Tóxica (NET). O objetivo do presente relato é descrever o caso de um paciente pediátrico com SSJ/NET, discutir as manifestações clínicas, diagnóstico e tratamento, além de sugerir uma proposta de diagnósticos e intervenções de enfermagem baseada nos problemas levantados. Conclui-se que a imunoglobulinoterapia mostrou-se eficaz no tratamento e que a implementação da assistência de enfermagem pode ser considerada parte essencial no tratamento da SSJ/NET.

Biografia do Autor

Orlete Donato de Oliveira, Faculdade Panamericana de Ji-paraná / UNIJIPA

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná. Mestranda pela Universidade Luterana do Brasil e Docente do curso de Enfermagem da Faculdade panamericana de Ji-paraná (UNIJIPA).

Ezequiel Kleber Carpes Menezes, Centro Universitário São Lucas

Acadêmico do 10º período do curso de enfermagem do Centro Universitário São Lucas, Ji-paraná.

Claudirene Maria dos Santos, Centro Universitário São Lucas

Acadêmica do 10º período de Enfermagem do Centro Universitário São Lucas.

Luiz Carlos Porcello Marrone, Professor de Neurologia da Faculdade de Medicina ULBRA e do Programa de Pós Graduação em Promoção da Saúde da ULBRA/Canoas. Pesquisador do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Graduado em medicina pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Doutor em Neurociências (Medicina) pela Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Publicado
2020-06-30
Como Citar
OLIVEIRA, O.; MENEZES, E.; SANTOS, C.; MARRONE, L. C.; BARROS, C. Os cuidados de Enfermagem na Síndrome de Stevens Johnson /Necrólise Epidérmica Tóxica: Um Relato de Caso. Revista Enfermagem Atual In Derme, v. 92, n. 30, 30 jun. 2020.