Conhecimento de enfermeiros de um Hospital Geral acerca dos instrumentos de cálculo da superfície corpórea queimada (SCQ) em pediatria

Knowledge of burned body surface calculation instruments (SCQ) and its importance in pediatric nursing

  • Andrea Cristina da Silva Oliveira Universidade Santo Amaro
  • Isabel Cristina Palumbo
Palavras-chave: Queimadura; Superfície Corpórea Queimada, Pediatria; Enfermagem, Conhecimento.

Resumo

OBJETIVO: Caracterizar o perfil dos enfermeiros das unidades pediátricas de um hospital geral em São Paulo e verificar o conhecimento desses profissionais sobre o cálculo da área de superfície corpórea queimada dos pacientes pediátricos. MÉTODO: A pesquisa possui caráter exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa. Aplicou-se um questionário para aferir os conhecimentos prévios dos profissionais a respeito do tema em pauta. As respostas foram quantificadas e analisadas. RESULTADOS: Participaram 24 enfermeiros assistenciais das unidades pediátricas: 9 (37,5%) eram residentes de enfermagem, 15 (62,5%) eram especialistas e nenhum dos participantes possuía mestrado ou doutorado. Desses participantes, 22 (91,7%) já atenderam pacientes pediátricos queimados e 11 (45,8%) não utilizavam nenhum instrumento para calcular a área de superfície corpórea queimada. CONCLUSÃO: Constatou-se que a maioria dos profissionais (75%) não possuía conhecimento adequado para calcular a área de superfície corpórea queimada de pacientes da Pediatria. Fato que evidenciou a necessidade da oferta de treinamento aos profissionais acerca do tema.

 

 

 

Publicado
2019-09-28
Como Citar
OLIVEIRA, A.; PALUMBO, I. Conhecimento de enfermeiros de um Hospital Geral acerca dos instrumentos de cálculo da superfície corpórea queimada (SCQ) em pediatria. Revista Enfermagem Atual InDerme, v. 89, n. 27, 28 set. 2019.