Cuidados preventivos para pneumonia associada a ventilação mecânica: revisão integrativa

Preventive Care For Pneumonia Mechanical Ventilation Associated: Integrative Review

  • Blenda Goncalves Cabral Universidade do Estado do Pará
  • Eliseth Costa Oliveira Matos Universidade do Estado do Pará
  • Mary Elizabeth de Santana Universidade do Estado do Pará
  • Aluísio Celestino Ferreira Júnior Universidade do Estado do Pará
Palavras-chave: Prevenção de Doenças; Unidades de Terapia Intensiva; Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica; Cuidados de Enfermagem

Resumo

Introdução: A pneumonia associada a ventilação mecânica é a segunda causa de infecção em pacientes de unidade de terapia intensiva causando altas taxas de mortalidade e de custos hospitalares. O objetivo deste estudo foi identificar na literatura os cuidados mais importantes para prevenir pneumonia associada a ventilação mecânica. Metodologia: Trata-se de estudo exploratório em fontes secundárias, com abordagem qualitativa e utilização do método de revisão integrativa. Resultados: Obteve-se amostragem de 18 artigos publicados, os cuidados considerados mais importantes para prevenção de pneumonia associada a ventilação mecânica adotados pelos profissionais de saúde foram: higiene oral (94,4%), elevação da cabeceira no leito 30º- 45º (77,7%), pressão do cuff (66,6%), aspiração de secreção subglótica (55,5%), manutenção do circuito do ventilador (38,85) e higienização das mãos (33,3%). Conclusão: O estudo mostra a importância da aplicação destes cuidados para redução na taxa de incidência de pneumonia associada a ventilação mecânica, no tempo de uso do ventilador mecânico e de permanência na unidade de terapia intensiva. E revela que o cuidado menos realizado pelos profissionais é a higienização das mãos considerado um cuidado simples, prático e eficaz para a prevenção de infecções hospitalares.

 

 

Publicado
2020-04-06
Como Citar
CABRAL, B.; MATOS, E.; DE SANTANA, M.; FERREIRA JÚNIOR, A. Cuidados preventivos para pneumonia associada a ventilação mecânica: revisão integrativa. Revista Enfermagem Atual In Derme, v. 91, n. 29, 6 abr. 2020.
Seção
ARTIGO DE REVISÃO