A educação em saúde como ferramenta para a redução da peritonite relacionada à diálise peritoneal: revisão integrativa

Health education as a tool for the reduction of peritonitis related to peritoneal dialysis: integrative review

  • Thamires Eugenio de Moraes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Ionara Ribeira Duarte Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Larissa Veloso Rezende Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Ana Cristina Silva Pinto Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Leonor Coelho da SIlva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Diálise Peritoneal, Educação de pacientes, Peritonite

Resumo

Apesar das inúmeras medidas de prevenção recomendadas por diversas entidades internacionais, a peritonite permanece sendo a principal complicação relacionada à diálise peritoneal, responsável por 75% das complicações ou perdas de acesso peritoneal. O presente estudo tem como objetivo identificar a partir de publicações científicas, se intervenções educativas direcionadas ao paciente adulto portador de insuficiência renal crônica inserido em programa de Diálise Peritoneal implicam na queda das taxas de peritonite. Trata-se de uma revisão integrativa para a qual foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados LILACS e MEDLINE via PUBMED tendo sido eleito um total de 8 artigos. Os resultados demonstraram que a educação em saúde do paciente submetido a DP é uma atividade que compõe a assistência de enfermagem e o atendimento integral a saúde do paciente renal. E assim, foi observado que a adoção de intervenções educativas é uma medida de prevenção de peritonite recomendada por várias entidades internacionais e, portanto, a educação em saúde do paciente em DP tem se mostrado uma ferramenta eficaz para a redução da peritonite.

Publicado
2019-12-22
Como Citar
DE MORAES, T.; DUARTE, I.; REZENDE, L.; PINTO, A. C.; DA SILVA, L. A educação em saúde como ferramenta para a redução da peritonite relacionada à diálise peritoneal: revisão integrativa. Revista Enfermagem Atual InDerme, v. 90, n. 28, 22 dez. 2019.