Conhecimento dos discentes de enfermagem sobre cuidados paliativos

Nursing students' knowledge about palliative care

  • Karine Mikaele De Sousa Oliveira Hospital Infantil Lucídio Portela
  • Patrícia Alves da Silva Centro de Ensino Fundamental e Profissionalizante Limitada
  • Érida de Oliveira Soares Universidade Federal do Piauí
  • Fernanda Cláudia Miranda Amorim Centro Universitário UNINOVAFAPI
  • Saraí de Brito Cardoso Universidade Estadual do Piauí UESPI
  • Tatiane Barbosa de Lira Centro Universitário UNINOVAFAPI
Palavras-chave: Cuidados Paliativos; Enfermagem de Cuidados Paliativos na Terminalidade da Vida; Cuidados de Enfermagem; Programas de Graduação em Enfermagem; Conhecimento.

Resumo

Objetivo: identificar o conhecimento dos discentes de Enfermagem sobre cuidados paliativos. Métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva e exploratória que foi realizado em uma Instituição de Ensino Privada de Teresina-PI, com 23 acadêmicos do 9º período de Enfermagem. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e agrupados conforme a temática de Minayo, perfazendo três categorias. A pesquisa obedeceu à resolução 466/2012 e foi aprovada sob nº de parecer 1.968.914. Resultados: o conhecimento sobre Cuidados Paliativos ainda é um pouco fragmentado e empírico, construído pela pouca prática cotidiana que tiveram. Porém, isso não os impediu de pensarem sobre as ações que poderiam ser paliativas e sobre a importância da família nestes cuidados. Conclusão: é necessário que haja um maior número de projetos e ações dispostos a espalhar conhecimento sobre esse tema, bem como, a importância de adicionar esse tema na grade curricular dos alunos da área da saúde, em especial o de Enfermagem.

Publicado
2020-04-06
Como Citar
OLIVEIRA, K. M.; DA SILVA, P.; SOARES, ÉRIDA; AMORIM, F. C.; CARDOSO, S.; DE LIRA, T. Conhecimento dos discentes de enfermagem sobre cuidados paliativos. Revista Enfermagem Atual In Derme, v. 91, n. 29, 6 abr. 2020.