Adesão às práticas seguras na atenção ao parto

Adherence to safety childbirth care practices

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2020-v.92-n.30-art.597

Palavras-chave:

Serviços de Saúde Materno-Infantil; Segurança do Paciente; Estudo Observacional; Time Out na Assistência à Saúde; Lista de Checagem., Maternal and Child Health Services; Patient safety; Observational study; Time Out in Health Care; Check list.

Resumo

Objetivo: Investigar a adesão às práticas seguras, pelos profissionais da saúde, durante o parto. Método: Estudo descritivo, transversal de abordagem quantitativa, desenvolvido nos meses de agosto a outubro de 2018, em um hospital de nível terciário e de ensino no Nordeste brasileiro. Participaram da pesquisa os profissionais da saúde, de plantão na sala de parto, durante o período da coleta dos dados. A coleta de dados foi realizada por meio do Instrumento de Observação para Partos Seguros da OMS para monitorizar a aplicação das práticas essenciais antes da expulsão e logo após o parto. Resultados:  Os resultados permitiram identificar taxas satisfatórias de boas práticas de segurança do paciente conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Considerou-se que há atitudes profissionais favoráveis à verificação de Segurança no Parto o que resulta de forma direta na redução de eventos adversos evitáveis na assistência materna e perinatal. Conclusão: O instrumento destacou-se como uma estratégia que pode fortalecer a cultura de segurança do paciente na instituição, pois permite trabalhar mais a adesão dos profissionais às práticas seguras, e requer contínuo treinamento dos profissionais para melhores resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-06-2020

Como Citar

1.
Carvalho LS, Oliveira ICL, Silva RMA, Alves TC, Fontenele FMC, Carvalho RE. Adesão às práticas seguras na atenção ao parto: Adherence to safety childbirth care practices. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 29º de junho de 2020 [citado 19º de abril de 2024];92(30). Disponível em: http://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/597

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL