Práticas integrativas e complementares em saúde no cotidiano de crianças com câncer

Integration and complementary practices in health in the daily of children with cancer

  • Andréa Raquel Fernandes Carlos da Costa
  • Renata Soraya Rocha e Silva
  • Rubia Mara Maia Feitosa FACENE
  • Kalyane Kelly Duarte de Oliveira
  • Wesley Adson Costa Coelho
Palavras-chave: Medicina complementar, Câncer, Tratamento

Resumo

O objetivo da pesquisa foi investigar o uso de práticas integrativas e complementares em saúde no cotidiano de crianças com câncer. Trata-se de um estudo quanti-qualitativo realizado em hospital de referência no município de Mossoró-RN, cuja população do estudo foram os pais das crianças que realizam tratamento contra o câncer (n=21). Utilizou-se formulário enquanto instrumento de coleta. Os dados quantitativos foram organizados em tabelas de distribuição de frequência, expressos em valores de frequência simples e porcentagem através do programa estatístico SPSS versão 23.0, enquanto as informações qualitativas foram avaliadas mediante análise de conteúdo. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade de Enfermagem e Medicina Nova Esperança sob CAAE 88535118.5.0000.5179. Observou-se que 23,80% das crianças com câncer utilizam as práticas integrativas e complementares durante o tratamento, porém 80,0% destas práticas não são indicadas por profissional de saúde. Entretanto, 60% informam ao médico sobre a sua utilização. Os pais referem as práticas alternativas como ferramenta para o êxito do tratamento; para o conforto e alívio das preocupações e do estresse e, por fim, como mecanismo para evitar os efeitos colaterais. As crianças fazem uso de PICs com caráter totalmente complementar ao tratamento convencional.

Biografia do Autor

Andréa Raquel Fernandes Carlos da Costa

Faculdade Nova Esperança de Mossoró. Docente dos Cursos da Saúde. Doutora em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. E-mail: andreacosta@facenemossoro.com.br. Endereço: Antonio Vieira de Sá, 01. Bairro: Nova Betania. CEP: 59612-100. Mossoró/RN. Brasil.

Renata Soraya Rocha e Silva

Enfermeira. Graduada pela Faculdade Nova Esperança de Mossoró

Kalyane Kelly Duarte de Oliveira

Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Docente dos Cursos de Enfermagem. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Wesley Adson Costa Coelho

Faculdade Nova Esperança de Mossoró. Docente dos Cursos da Saúde. Doutor em Ciências Animal pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Publicado
2020-06-30
Como Citar
1.
Costa AR, Silva RS, Feitosa RM, Oliveira KK, Coelho WA. Práticas integrativas e complementares em saúde no cotidiano de crianças com câncer. REAID [Internet]. 30jun.2020 [citado 30nov.2020];92(30). Available from: http://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/602