Segurança do Paciente e Medidas de Prevenção de Infecção do Trato Urinário Relacionados ao Cateterismo Vesical de Demora

Patient Safety and Urinary Tract Infection Prevention Measures Related to Delay Vesical Catheterization

  • Fernanda Coimbra Pinho Lima Doreste UNIRIO
  • Ana Lúcia Lira de Souza Pessoa
  • Nataly da Rocha Queiroz
  • Aline Affonso Luna
  • Natália Chantal Magalhães da Silva
  • Priscila Alfrandique de souza

Resumo

O uso do cateterismo vesical de demora é considerado o maior condutor das Infecções do Trato Urinário, apresentando uma taxa em torno de 80% e responsável por 35% a 45% de todas as infecções adquiridas no hospital. O enfermeiro é o protagonista na elaboração, no acompanhamento, no controle e nos resultados, garantindo que todos os processos sejam executados de maneira segura, contribuindo para prevenção de infecções. OBJETIVOS: analisar as produções científicas sobre a adoção de práticas de segurança dos pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva para prevenção de infecção urinária relacionada ao cateterismo vesical de demora. METODOLOGIA: revisão integrativa realizada por meio de um levantamento bibliográfico nas bases de dados LILACS, BDENF, CINAHL, MEDLINE via PUBMED, no período de 2013 a 2017, tendo sido eleito um total de 13 artigos. RESULTADOS: foi observado que a descontinuação do uso do cateter vesical de demora; a avaliação diária das necessidades desse dispositivo; manutenção adequada e feedback de dados; uso do bundle, lembretes, treinamento, além da padronização do protocolo de cuidados com esses dispositivos para todos dentro do hospital são estratégias para a prevenção de infecção e uma assistência segura. CONCLUSÃO: identificou-se que através de boas práticas na inserção, manejo e retirada do cateter vesical de demora o enfermeiro pode desenvolver mecanismo para prevenção de infecções relacionadas ao uso de cateterismo vesical de demora.

 

 

Palavras-chave: Infecções urinárias; Cateterismo urinário; Unidade de terapia intensiva

 

Publicado
2019-09-25
Como Citar
DORESTE, F.; PESSOA, A. L.; QUEIROZ, N.; LUNA, A.; DA SILVA, N.; DE SOUZA, P. Segurança do Paciente e Medidas de Prevenção de Infecção do Trato Urinário Relacionados ao Cateterismo Vesical de Demora. Revista Enfermagem Atual InDerme, v. 89, n. 27, 25 set. 2019.