Adaptação cultural do instrumento Facebook Intensity Scale (FIS) para avaliar o impacto da rede social à saúde

Cultural Adaptation Of The Facebook Intensity Scale (FIS) Instrument To Evaluate The Impact Of The Social Network

  • Ellen Thallita Hill Araújo UNINOVAFAPI
  • Camila Aparecida Pinheiro Landim Almeida UNINOVAFAPI
  • Rosimeire Ferreira dos Santos
  • Luana Kelle Batista Moura UNINOVAFAPI
  • Carmen Viana Ramos UNINOVAFAPI
  • Lucíola Galvão Gondim Corrêa Feitosa UNINOVAFAPI
Palavras-chave: Rede social; Adaptação; Cultural; Estudos de Validação; Escala.

Resumo

Introdução: As redes sociais são um território que tem a presença de forma contínua da população mais jovem e seu uso exagerado pode ter relação direta com o aumento de problemas à saúde. Objetivo: Adaptar culturalmente o instrumento Facebook Intensity Scale (FIS) do inglês dos Estados Unidos para o português do Brasil.  Método: Estudo metodológico, com participação do comitê de especialistas docentes atuantes no ensino e extensão inseridos em pesquisas envolvendo jovens ou mídias sociais. A coleta de dados ocorreu nos meses de janeiro à fevereiro de 2019. A análise de conteúdo foi desenvolvida em ambiente virtual, com utilização o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) para avaliação da pertinência prática, relevância e dimensão teórica. Resultado: Dos oito itens da escala, sete apresentaram sugestões dos especialistas para alteração da versão adaptada. Na análise de conteúdo, o título da escala e todos os itens avaliados pelos especialistas quanto à pertinência prática e relevância teórica apresentaram valor máximo do IVC médio e global. Considerações Finais: As análises dos especialistas demonstraram que os itens são pertinentes à cultura brasileira com evidências científicas da adaptação cultural.  

Biografia do Autor

Camila Aparecida Pinheiro Landim Almeida, UNINOVAFAPI

Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP. 

Rosimeire Ferreira dos Santos

Farmaceutica. Doutora em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela UFPB. Docente Adjunto da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Luana Kelle Batista Moura, UNINOVAFAPI

Cirurgiã-Dentista. Pós-Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutora em Endodontia pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Docente Titular do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família do Centro Universitário UNINOVAFAPI.

Carmen Viana Ramos, UNINOVAFAPI

Nutricionista. Doutora em Saúde da Criança e da Mulher pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Docente Titular do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família do Centro Universitário UNINOVAFAPI. Teresina-PI, Brasil

Lucíola Galvão Gondim Corrêa Feitosa, UNINOVAFAPI

Doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí/UFPI. Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí/UFPI.

Publicado
2020-04-06
Como Citar
ARAÚJO, E. T.; ALMEIDA, C. A. P.; SANTOS, R.; MOURA, L. K.; RAMOS, C.; FEITOSA, L. G. G. Adaptação cultural do instrumento Facebook Intensity Scale (FIS) para avaliar o impacto da rede social à saúde. Revista Enfermagem Atual In Derme, v. 91, n. 29, 6 abr. 2020.