O Cotidiano do Enfermeiro no Aprazamento de Medicamentos

Palavras-chave: Plano de Assistência ao Paciente; Segurança do Paciente; Registro de Enfermagem; Cuidados de Enfermagem

Resumo

Objetivou-se analisar o cotidiano dos enfermeiros frente ao aprazamento de medicamentos e suas implicações com a segurança do paciente. Refere-se sobre um estudo exploratório com abordagem qualitativa, que foi realizado nas enfermarias de clínica médica cirúrgica de um hospital federal no Rio de Janeiro, os participantes deste estudo foram enfermeiros responsáveis pelo aprazamento medicamentoso. A coleta de dados foi realizada entre setembro e outubro de 2019. A análise de dados foi fundamentada em Bardin. Com base na análise dos dados coletados, emergiu do material de análise uma categoria analítica denominada: Cotidiano do Aprazamento e duas subcategorias analíticas a saber: Fluxo das Prescrições e Rotina Hospitalar. Concluiu-se que os enfermeiros devem ser estimulados a discutir a melhor conduta farmacológica durante o aprazamento  de medicações com os demais membros da equipe multiprofissional, uma vez que  suas diferentes habilidades devem ser compartilhadas para garantir uma assistência segura ao  paciente.

Biografia do Autor

CÉLIA REGINA GONÇALVES FERREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Enfermeira. Residente de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.

SABRINE SILVA VAZ DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Enfermeira. Residente de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.

PATRÍCIA QUINTANS CUNDINES PACHECO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem Biociência - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Enfermeira da Área de Ensino e Pesquisa do Hospital federal dos Servidores do Estado – HFSE

SONIA REGINA DE SOUZA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Diretora da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto -  Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO

JESSICA LOPES OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Enfermeira. Especialista em Clínica Médica e Cirúrgica com enfoque em Oncologia - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.

Publicado
2020-09-08
Como Citar
FERREIRA, C. R.; DE OLIVEIRA, S.; PACHECO, P.; DE SOUZA, S.; DA SILVA, L.; OLIVEIRA, J. O Cotidiano do Enfermeiro no Aprazamento de Medicamentos. Revista Enfermagem Atual In Derme, v. 93, n. 31, p. e-020043, 8 set. 2020.
Seção
ARTIGOS DE REFLEXÃO