Capacidade funcional do idoso institucionalizado avaliado pelo KATZ

Functional capacity of the institutionalized elderly evaluated by the KATZ

Palavras-chave: Serviços de Saúde para Idosos; Política de Saúde; Asilo; Instituição de Longa Permanência para Idosos; Atividades Cotidianas.

Resumo

Introdução: A avaliação da capacidade funcional é importante para qualidade de vida do idoso. A execução das atividades de vida diária é vista como uma medida aceita e certificada para firmar essa análise, sendo empregada pelos profissionais da área de saúde, e de extrema importância para o enfermeiro, para julgar os graus de dependência de seus pacientes. O Índice de KATZ foi desenvolvido para avaliar o grau de dependência do idoso baseado na necessidade ou não de auxílio para realizar atividades básicas da vida diária. No final, o paciente pode ser classificado com dependência; dependência parcial ou independência. Considerando que muitos idosos institucionalizados são vistos como incapazes de realizar atividades do cotidiano após sua internação na instituição de longa permanência. Objetivo: Verificar a capacidade funcional dos idosos em uma instituição de longa permanência. Métodos: Participaram 38 idosos institucionalizados, onde foi aplicado o Índice de Katz, que visa identificar o grau de dependência dos idosos institucionalizados. Resultados: Houve evidências de dependência entre os idosos institucionalizados, sendo parcialmente dependente no banho, vestir-se e ir ao banheiro e independência na continência, transferência e alimentação. Conclusão: Entre os idosos entrevistados as atividades de banho, vestir-se e ir ao banheiro são realizadas de forma parcialmente dependente, enquanto as atividades de continências, transferência e alimentação são desempenhadas de forma independente.

Publicado
2020-04-06
Como Citar
LEITE, A.; LOVADINI, VINICIUS DE; DOS SANTOS, T.; DE OLIVEIRA, B.; FERREIRA, L. Capacidade funcional do idoso institucionalizado avaliado pelo KATZ. Revista Enfermagem Atual In Derme, v. 91, n. 29, 6 abr. 2020.