Uso seguro de medicamentos na atenção primária à saúde no brasil: revisão integrativa

Safe use of medicines in the context of primary health care in Brazil: integrative review

  • Rodrigo Fonseca Lima Universidade de Brasília (UnB)
  • Alexandre Vaz Machado Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)
  • Maria Luiza Rêgo Bezerra Universidade de Brasília (UnB)
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde, Segurança do Paciente, Uso de Medicamentos, Brasil, Revisão.

Resumo

Objetivo: Identificar, descrever e comparar estudos relacionados à temática de uso seguro de medicamentos no âmbito da APS no Brasil. Métodos: Revisão integrativa realizada através de levantamento bibliográfico relacionado ao uso seguro de medicamentos no contexto da APS no Brasil nas bases SciELO, LILACS, MEDLINE, IBECS, PubMed, PubMed Central, SCOPUS, Science Direct e Web of Science entre 2008 e 2018 com subsequente avaliação de nível de evidência. Resultados: Dos seis artigos da amostra final, cinco eram do tipo transversal (nível de evidência 6) e os aspectos relacionados à segurança do paciente mais abordados foram interações medicamentosas potenciais (n=3; 50%) e erros de prescrição (n=3; 50%). Conclusão: Apesar de serem observadas sugestões importantes com objetivo de melhorar o processo de uso de medicamentos na APS, a abordagem da temática na literatura científica brasileira é escassa e com baixo nível de evidência associado considerando sua importância em termos de assistência à saúde.

Biografia do Autor

Rodrigo Fonseca Lima, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Brasília (2018), mestre em Ciências pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/FIOCRUZ/PE (2013) (área de concentração: Epidemiologia, Políticas e Gestão em Saúde/ Avaliação de serviços de saúde) e especialista em Farmacologia Clínica (IBPEx/2013), em Farmácia Hospitalar por concurso público (prova e títulos) (SBRAFH/2015) e em Farmácia Clínica e Hospitalar (UNINTER/2019). Atualmente é farmacêutico hospitalar da Secretaria de Saúde do Distrito Federal e docente na Universidade de Brasília (professor substituto) e desenvolve pesquisa relacionada a serviços farmacêuticos hospitalares gerenciais e assistenciais com foco especial na temática de Segurança do Paciente.

Alexandre Vaz Machado, Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Brasília (2018), Especialista em Farmacologia Clínica pelo Centro de Pós Graduação Oswaldo Cruz (2018), Farmacêutico Clínico e Industrial pela Universidade de Brasília (conclusão 2º/2010). Atuou em projeto de pesquisa do Progarma PIC-UnB edital 2007-2008 e 2008-2009. Farmacêutico da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) desde 2011 com atuação em Atenção Primária à Saúde. Preceptor do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS).

Publicado
2020-06-30
Como Citar
1.
Lima R, Machado A, Rêgo Bezerra ML. Uso seguro de medicamentos na atenção primária à saúde no brasil: revisão integrativa. REAID [Internet]. 30jun.2020 [citado 30nov.2020];92(30). Available from: http://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/658