Checklist de Exame Físico: contribuições para o ensino de Fundamentos de Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2018-v.86-n.24-art.75Palavras-chave:
Palavras-chave: Enfermagem; Exame Físico; Educação em Enfermagem.Resumo
O estudo objetivou analisar a aplicação de checklist de exame físico pelos alunos de graduação em enfermagem. Pesquisa
descritiva, abordagem qualitativa, realizado num hospital universitário localizado no município de Niterói. Como
participantes do estudo, foram selecionados 19 alunos. Para a coleta de dados, os alunos foram divididos em dois grupos:
um portando o instrumento de checklist sobre exame físico (chamado de intervenção), e o outro apenas com os
conhecimentos adquiridos durante a formação acadêmica (grupo controle). Para análise dos resultados, foi comparado o
desempenho entre os grupos. Pode-se afirmar que o uso do checklist no momento da realização do exame físico
contribuiu positivamente para o ensino e aprendizado do aluno que inicia sua prática assistencial. Em todos os quesitos
avaliados, os alunos que utilizaram o instrumento tiveram maior qualidade e assertividade nos procedimentos efetuados,
quando comparados ao grupo de alunos que não utilizou o instrumento. A implementação do checklist de exame físico
para os alunos de Enfermagem contribuiu para melhor compreensão do conteúdo teórico e prático, auxiliando o discente
na avaliação global do cliente.
Palavras-chave: Enfermagem; Exame Físico; Educação em Enfermagem.
Abstract
The study aimed to analyze the application of a physical examination checklist by nursing undergraduate students.
Descriptive research, qualitative approach, carried out in a university hospital located in the city of Niterói. As participants
of the study, 19 students were selected. For the data collection, the students were divided into two groups: one carrying
the checklist instrument on physical examination (called intervention), and the other only with the knowledge acquired
during the academic training (control group). To analyze the results, the performance between the groups was compared.
It can be affirmed that the use of the checklist at the time of the physical examination contributed positively to the
teaching and learning of students who are starting their practice of care. In all the evaluated items, the students who used
the instrument had higher quality and assertiveness in the procedures performed, when compared to the group of
students who did not use the instrument. The implementation of the physical examination checklist for Nursing students
contributed to a better understanding of the theoretical and practical content, assisting the student in the overall
evaluation of the client.
Key words: Nursing; Physical examination; Nursing, Education