Implicações na saúde mental de idosos diante do contexto pandêmico da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2020-v.93-n.0-art.774

Palavras-chave:

COVID-19, Saúde Pública, Saúde do Idoso, Saúde Mental, Pandemias

Resumo

A pandemia trouxe consigo diversos fatores que podem favorecer alterações na condição de saúde mental, no entanto, neste contexto pandêmico, pouco tem se discutido sobre esse assunto. Destaca-se no contexto da pandemia atual, a população idosa, inclusa no grupo de risco para o contágio com a COVID-19, fator que pode ser considerado como de risco para o desenvolvimento de alterações emocionais motivados pela ansiedade e o medo de contaminação e também do desconhecido apresentando-se como uma situação estressora durante o período de isolamento, podendo provocar mudanças na condição de saúde mental, assim como agravar as condições daqueles que por ventura já são acometidos. Necessita-se, portanto de um olhar dos entes públicos em relação a essa população no contexto atual, objetivando diminuir os efeitos danosos da COVID-19, com vistas a reduzir o impacto das alterações psicológicas nessa população, além de suavizar o ônus financeiro no custeio de tratamentos em função de alterações na condição de saúde psicológica que os acometam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Nascimento Alves, Universidade Estadual da Paraíba

Enfermeiro. Mestre em Saúde Pública. Departamento de Enfermagem. Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Isabella Medeiros de Oliveira Magalhães, Universidade Estadual da Paraíba

Enfermeira. Mestre em Saúde Pública. Doutoranda do Programa Associado de Pós-graduação em Enfermagem UPE/UEPB (PAPGEnf).

Downloads

Publicado

17-08-2020

Como Citar

1.
Alves AN, Magalhães IM de O. Implicações na saúde mental de idosos diante do contexto pandêmico da COVID-19. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 17º de agosto de 2020 [citado 23º de janeiro de 2025];93:e020005. Disponível em: http://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/774

Edição

Seção

CARTA AO EDITOR