Conhecimento de Gestantes Sobre a Síndrome Hipertensiva Gestacional
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2018-v.86-n.24-art.88Resumo
Este estudo objetiva analisar os saberes de gestantes sobre a síndrome hipertensiva da gestação para criar e validar
uma cartilha sobre o tema de acordo com o contexto vivenciado. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório,
qualitativo, utilizando grupos focais com gestantes assistidas no pré-natal em Fortaleza, Ceará, Brasil. Participaram oito
gestantes em acompanhamento do pré-natal de baixo risco. Durante o grupo focal emergiram duas categorias: (Des)
saberes sobre a pressão alta na gravidez e Dificuldades no tratamento/acompanhamento. Os resultados apontaram
saberes insuficientes, ocasionando dúvidas sobre as causas, evolução e tratamento das síndromes hipertensivas.
Percebe-se a necessidade dos profissionais da atenção básica adequarem estratégias de assistência mais voltadas aos
saberes e ao contexto socioeconômico e cultural das gestantes realizando ações educativas que sejam compreendidas
e possíveis de implementação.
Palavras-chave: Gestantes; Hipertensão Induzida pela Gravidez; Promoção à Saúde; Educação em Saúde.
Abstract
This study aims to analyze the knowledge of pregnant women about gestational hypertensive syndrome to create and
validate a booklet about the theme according to the experienced context. This is a descriptive-exploratory, qualitative
study using focal groups with pregnant women assisted in prenatal care in Fortaleza, Ceará, Brazil. Participants were
eight pregnant women attending low-risk prenatal care. During the focus group two categories emerged: (Des)
knowledge about high pressure in pregnancy and Difficulties in treatment/follow-up. The results indicated insufficient
knowledge, causing doubts about the causes, evolution and treatment of hypertensive syndromes. It is noticed the
need of the primary care professionals to adapt assistance strategies more focused on the knowledge and the
socioeconomic and cultural context of the pregnant women, carrying out educational actions that are understood and
possible to implement.
Keywords: Pregnant Women; Hypertension, Pregnancy-Induced; Health Promotion; Health Education.