Segurança do paciente entre estudantes de Enfermagem: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2020-v.94-n.32-art.934

Palavras-chave:

Segurança do Paciente, Educação em Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, Patient Safety, Education, Nursing, Students, Nursing

Resumo

Objetivo: analisar a produção científica acerca da compreensão dos graduandos de enfermagem sobre a segurança do paciente. Método: revisão integrativa com busca realizada de março a maio de 2020. O total de 15 artigos foi analisado com a tradução, leitura e interpretação dos resultados e comparação com o conhecimento teórico. Resultados: foram estabelecidos quatro eixos temáticos: o entendimento dos estudantes sobre segurança do paciente; os desafios da comunicação que podem afetar a segurança do paciente; os desafios do conhecimento dos estudantes e ensino sobre segurança do paciente e o papel do enfermeiro na construção da cultura de segurança. Conclusão: as compreensões dos estudantes foram: a insuficiente estrutura de ensino dos cursos de graduação, os dilemas éticos oriundos dos erros, o receio de infligirem danos aos indivíduos por desconhecimento das melhores práticas e os enfermeiros dos serviços vistos como protagonistas na conquista da cultura de segurança nas instituições de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eleine Maestri, Universidade Federal da Fronteira Sul. Programa de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem.

Doutora em Enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), título obtido em 2016. Mestre em Enfermagem - área de concentração: Filosofia, Sociedade e Saúde pela UFSC (2008). Graduada em Enfermagem pela UFSC (1998). Especialização em Enfermagem Obstétrica na UFSC (2000), Especialização em Formação Pedagógica na Área da Saúde: Enfermagem na FioCruz (2003), Especialização de Enfermagem em Terapia Intensiva e Emergência na UNISUL (2007). Possui experiência em Clínica Cirúrgica, Centro Cirúrgico, Clínica Médica, Unidade Coronariana, Hemodinâmica e Unidade de Terapia Intensiva. É professora da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, desenvolvendo suas atividades docentes de ensino, pesquisa e extensão com ênfase no Cuidado ao Adulto, Educação e Formação Profissional na Saúde, Segurança do Paciente, Humanização e Acolhimento, Processo de Morte e Morrer. Desenvolveu cargo de gestão na coordenação do curso de Enfermagem de julho de 2017 a maio de 2019.

Adriana Remião Luzardo, Universidade Federal da Fronteira Sul. Programa de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem.

Concluiu MBA em Gestão da Saúde (2020) pela Universidade de São Paulo (USP); Doutorado em Enfermagem (2015) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Especialização em Gestão da Saúde Pública (2012) UFSC; Especialização em Gerontologia (2009) pelo Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI)/ UFSC; Mestrado em Enfermagem (2005) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Licenciatura em Enfermagem (2004) UFRGS e Graduação em Enfermagem (2002) UFRGS. Tem atuado na área da Saúde Coletiva, especificamente, nos temas: Gestão e Planejamento em Saúde e Enfermagem, Inovação e Tecnologias em Saúde; Saúde do Trabalhador, Gerontologia, Práticas Integrativas e Complementares, Atenção Primária à Saúde, Vulnerabilidade e Determinantes Sociais da Saúde. É professora Adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó, atuando no ensino, pesquisa e extensão nos cursos de Enfermagem e Medicina. Em pós-graduação atua em especialização e residência multiprofissional. É pesquisadora e líder do Grupo de Pesquisa em Inteligência Artificial (GIA)/ UFFS, desde 2017. É Colaboradora do Laboratório de Inovação e Tecnologias em Saúde (LABITECS). É coordenadora da ABEn/ Núcleo Chapecó e membro do Departamento de Gerontologia da ABEn-SC. Faz parte do Conselho Municipal de Saúde de Chapecó (CMS), representando o Coren/SC. Faz parte do Conselho Universitário da UFFS, de onde é membro da Câmara de Administração, Planejamento e Gestão de Pessoas.

Eliane de Fátima Almeida Lima, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Programa de Pós Graduação em saúde Coletiva.

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1989) , mestrado e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007/2014). Professora da Universidade Federal do Espírito Santo.. Atua na graduação e na Pós-graduação em Enfermagem e na Pós-graduação em Saúde Coletiva. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão dos serviços de Saúde, avaliação em saúde, indicadores qualidade, segurança do paciente e tecnologias em enfermagem .

Júlia Valéria de Oliveira Vargas Bitencourt, Universidade Federal da Fronteira Sul. Programa de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem.

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Ccm Ênfase em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988), graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Enfermagem Anna Nery (2007) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Atualmente é colaboradora da Universidade Estadual de Santa Catarina e professor universitário adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Processo de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, educação, processo de enfermagem, cuidados de enfermagem e cuidado.

Flavia Batista Portugal, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Programa de Pós Graduação em saúde Coletiva.

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Especialista em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente. Mestre em Saúde Coletiva -UFES. Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Downloads

Publicado

23-12-2020

Como Citar

1.
Calazans M de SC, Pereira MSR, Coslop S, Maestri E, Luzardo AR, Lima E de FA, Bitencourt JV de OV, Portugal FB. Segurança do paciente entre estudantes de Enfermagem: uma revisão integrativa. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 23º de dezembro de 2020 [citado 22º de janeiro de 2025];94(32):e-020086. Disponível em: http://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/934

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO