IMPLEMENTAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCATIVAS SOBRE EMERGÊNCIAS E CALAMIDADES PÚBLICAS PARA DISCENTES EM TERRITÓRIO DE RISCO
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2021-v.95-n.35-art.1029Palavras-chave:
Tecnologia educacional, Educação em saúde, Atendimento de emergência, Desastres naturaisResumo
Objetivo: Relatar o uso de tecnologias educativas direcionadas à educação em saúde sobre a problemática de Emergências e Calamidades Públicas em uma região de perigo. Metodologia: A pesquisa trata-se de um relato de experiência de cunho descritivo sobre a construção e implementação de tecnologias educativas, em 05 etapas com 04 turmas do ensino fundamental, médio e superior da região do lago da Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Resultados: Foram capacitados cerca de 122 alunos com faixa etária de 11 a 23 anos de idade, através da utilização de maquetes urbanísticas e simulações realísticas. Averiguou-se que a adoção das tecnologias lúdicas é uma das estratégias facilitadora que coloca o discente no centro do processo de ensino-aprendizagem, assistindo à relação professor-aluno e o ato de educar. Conclusão: Portanto, faz-se necessária a construção de estratégias para divulgação desse tema de modo fácil, ágil e abrangente as comunidades que vivem em território de risco, sendo recomendada uma educação em saúde que contribua na efetividade de tal proposta em prol da qualidade de vida.