Cursos de capacitação em feridas ministrados à equipe de enfermagem
Revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2021-v.95-n.34-art.1075Palavras-chave:
Capacitação em serviço, Enfermagem, Ferimentos e lesões, Capacitação profissionalResumo
Objetivo: Identificar e analisar as evidências científicas acerca de cursos de capacitação em feridas ministrados para a equipe de enfermagem. Material e método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura cujo levantamento bibliográfico foi realizado no período de julho a novembro de 2019 nas bases de dados Scopus, PubMed/MEDLINE, LILACS, Scielo e BDENF. Os artigos incluídos foram submetidos à classificação do nível de evidência, interpretação dos resultados e síntese do conhecimento. Resultados: o corpus da revisão foi constituído por 18 artigos que atenderam aos critérios de inclusão. Ao analisá-los, percebeu-se incipiências no conhecimento da equipe de enfermagem no contexto prático do cuidado de feridas. As intervenções educativas foram as estratégias adotadas que apontaram para os melhores resultados. Conclusão: Após a realização das intervenções educativas, seja pelo ensino presencial ou online, os profissionais sentiram-se mais preparados para avaliar e realizar tratamento e acompanhamento de feridas, o que demonstra ganhos significativos após o programa educacional desenvolvido. Contudo, o investimento, por parte das instituições de saúde, em intervenções educativas ainda constitui uma barreira, para a efetivação dessas, o que pode constituir um dos empecilhos para ampliar o conhecimento da equipe de enfermagem.