PERCEPÇÃO DE PUÉRPERAS SOBRE O TRABALHO DE PARTO CONDUZIDO POR ENFERMEIRAS OBSTÉTRICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2021-v.95-n.34-art.1081

Palavras-chave:

Parto Normal; Enfermeiras Obstétricas; Acolhimento.

Resumo

Objetivo: Analisar a percepção das puérperas internadas no Centro de Parto Normal sobre a assistência prestada por enfermeiras obstétricas durante o trabalho de parto. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, realizado por meio de entrevista com 15 puérperas internadas no Centro de Parto Normal. A coleta de dados aconteceu no período de janeiro a fevereiro de 2018, utilizando roteiro semiestruturado, contendo questões sobre caracterização sociodemográficas, sentimentos das puérperas e percepção sobre o acompanhamento das enfermeiras obstétricas durante o trabalho de parto. Resultados: As puérperas internadas no Centro de Parto Normal apresentaram sentimentos de satisfação apesar do medo, ansiedade e dor. A satisfação está relacionada ao atendimento recebido pela equipe de enfermagem, que tem o papel de aproximar a realidade da assistência à humanidade e as necessidades da mulher. Conclusão: A assistência dos profissionais de enfermagem pode auxiliar no enfrentamento de sentimentos e dúvidas, evidenciando um processo de acolhimento e satisfação principalmente pela forma de recepção e tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrid Moura de Abreu, Universidade Federal do Piauí

Enfermeira, graduada pela Universidade Federal do Piauí em 2016. Mestra em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (PPGENF/UFPI) em 2019. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Evangélica do Piauí (FAEPI) em 2019. Membro do Grupo de Pesquisa em Segurança do Paciente e Sistematização da Assistência em Enfermagem (GPESPSAE-UFPI). Atua como docente da pós-graduação na faculdade do meio norte (FAEME). Consultora ad hoc da Revista da Escola de Enfermagem da USP (REEUSP). Experiência na área da Enfermagem, atuando nos seguintes temas: Segurança do paciente, Cultura de segurança do paciente, Gerenciamento de riscos, Sistematização da assistência de enfermagem, Processo de enfermagem, Semiologia e semiotécnica para enfermagem.

Publicado

25-04-2021

Como Citar

1.
da Silva VS, Carvalho IL do N, da Silva ES, Mendes LEF, de Abreu IM, da Silva EKR. PERCEPÇÃO DE PUÉRPERAS SOBRE O TRABALHO DE PARTO CONDUZIDO POR ENFERMEIRAS OBSTÉTRICAS. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 25º de abril de 2021 [citado 23º de novembro de 2024];95(34):e-021061. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1081

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL