METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NO ENSINO DE PRIMEIROS SOCORROS PARA CRIANÇAS NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2021-v.95-n.35-art.1166Palavras-chave:
Enfermagem., Educação em saúde, Serviços de saúde escolar, Primeiros socorros, Aprendizagem baseada em ProblemasResumo
Objetivo: Relatar o processo de ensino aprendizagem de primeiros socorros na escola por meio da utilização do Arco de Maguerez.
Método: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido por uma estudante de enfermagem sobre o processo de ensino aprendizagem de primeiros socorros na escola, que utilizou para o seu desenvolvimento como base metodológica problematizadora o Método do Arco de Charlez Maguerez.
Resultados: O uso da metodologia da problematização para o ensino de primeiros socorros se mostrou importante à medida que organizou o processo de ensino aprendizagem, e promoveu a constante reflexão, o pensamento crítico, a formação e autonomia das crianças envolvidas.
Conclusão: O método desencadeou uma transformação da realidade social na escola, pois contribuiu para a ampliação significativa no conhecimento das crianças. E, as etapas propostas pelo método trouxeram como implicações na prática a transformação social.