TECNOLOGIAS EDUCATIVAS PARA AUTOEFICÁCIA PARA AMAMENTAR E PRÁTICA DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2021-v.95-n.35-art.1194Palavras-chave:
Aleitamento Materno;, Tecnologia Educacional;, Cuidados de enfermagemResumo
Objetivo: identificar na literatura científica as tecnologias educativas para autoeficácia para amamentar e prática do aleitamento materno exclusivo de mulheres adultas. Método: é uma revisão de escopo realizada nas bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE e IBECS via Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) e PubMed. A análise dos resultados ocorreu na forma descritiva. Resultados: Foram incluídos 16 estudos, publicados em periódicos nacionais e internacionais, com predomínio de estudos metodológicos de validação das tecnologias de educação em saúde. Os tipos de tecnologia são: folder, cartilhas, flip chart, literatura de cordel, vídeos e álbum seriado. Todas as tecnologias se mostraram viáveis, no entanto, deve-se atentar ao contexto em que estão sendo aplicadas Conclusão: A grande maioria dos estudos foram de construção e validação da tecnologia que comprovou a eficácia do uso e ressaltou alternativas que potencializem o manejo da tecnologia para autoeficácia materna para amamentar.