SITUAÇÕES DE VULNERABILIDADE EM SAÚDE DE PESSOAS COM DOENÇAS CARDIOVASCULARES:

SÍNTESE DO CONHECIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2021-v.95-n.36-art.1267

Palavras-chave:

Doenças cardiovasculares, Fatores de risco de doenças cardíacas, Enfermagem cardiovascular, Literatura de Revisão como Assunto, Vulnerabilidade em saúde

Resumo

Objetivo: Descrever a síntese do conhecimento das vulnerabilidades em saúde no adoecimento cardiovascular. Método: Trata-se de uma revisão integrativa elaborada de agosto a novembro de 2021 a partir da questão norteadora: Quais as situações de vulnerabilidade em saúde de pessoas com Doenças Cardiovasculares? Encontrou-se um total de 41 artigos científicos, com aplicação dos critérios de inclusão e exclusão obteve-se uma amostra final de nove artigos. Resultados: Dentre os aspectos relacionados a vulnerabilidade em saúde no adoecimento cardiovascular destacam-se: tabagismo, baixa escolaridade, consumo de bebidas alcoólicas, má alimentação, sedentarismo, obesidade, hipertensão arterial, diabetes mellitus, triglicerídeos altos, falta de acesso à informação, exposição a alta temperatura e poluição do ar, histórico de internações hospitalares, depressão, sintomas psiquiátricos e qualidade do sono. Considerações Finais: As situações vulnerabilizantes no adoecimento cardiovascular evidenciadas no estudo estão prioritariamente relacionados aos fatores de risco cardiovascular, torna-se inescusável a produção científica voltada a outras questões que afetam essa condição humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrid Kelly Morais Oliveira, Mrs, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Discente do 9° período do Curso de graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).  Integrante da Liga Interdisciplinar em Saúde da Criança (LISCRI) (2018). Monitora do módulo Mecanismos de Defesa e Enfrentamento no Processo Saúde-Doença (2019) e do Módulo Sistema Cardiovascular e Hematopoiético (2021) do Programa Institucional de Monitoria Voluntária da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Atuou como bolsista voluntária do Programa de iniciação científica voluntária da UVA - PROVIC (2019). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas à saúde do Adulto (GECESA) (2018-2020). Atualmente integrante da Liga de Enfermagem em Cardiologia (LECARDIO) atuando como ligante no Hospital do Coração de Sobral, membro do Grupo de Estudos em Vulnerabilidade e Saúde (GEVS) CNPq- UVA - Linha Cardiovascular. Bolsista de Iniciação Científica PIC/PBPU. 

Francisco Douglas Canafístula de Souza, Mr, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Discente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Técnico de Enfermagem pela Escola Estadual de Ensino Profissional Dom Walfrido Teixeira Vieira. Atua no Hospital Regional Norte como técnico de enfermagem. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Vulnerabilidade em Saúde (GEVS-CNPq) na linha de saúde cardiovascular. Vice-presidente da Liga Acadêmica de Oncologia (LION). Monitor do módulo de sistema nervoso. Bolsista do Programa Voluntário de Iniciação Científica - PROVIC (2020 - 2021).

Tatiane de Sousa Paiva, Mrs, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Discente 9° período do Curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Integrante da Liga de Enfermagem em Cardiologia (LECARDIO), atuando como ligante no Hospital do Coração de Sobral. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Vulnerabilidade e Saúde (GEVS- CNPq)- Área Temática Saúde Cardiovascular. Bolsista de iniciação cientifica no Programa institucional de Iniciação Cientifica (PIC-PBPU). Monitora do modulo Sistema Cardiovascular e hematopoetico do programa institucional de monitoria voluntária da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Atuou na Liga Interdisciplinar em Saúde Mental - LISAM (2017 - 2019). Atuou como monitora no programa institucional de monitoria voluntária do módulo Determinantes Biológicos do Processo Saúde-Doença (2019). Participou como bolsista do Projeto da Iniciação Científica financiado e vinculado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP (2018-2019). 

Keila Maria de Azevedo Ponte Marques, Dra, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira Doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pelo Programa de Pós Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) (2015). Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pelo PPCCLIS-UECE (2011). Especialista em Enfermagem Cardiovascular pela UECE (2008). Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) (2004). Atualmente, Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú em Sobral-Ceara. Coordenadora do Curso de Enfermagem da UVA (2020-2022). Professora colaboradora da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família - RENASF Nucleadora UVA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e estudos em Vulnerabilidade em Saúde (GEVS) CNPQ-UVA . Pesquisa nas áreas de Vulnerabilidade em Saúde, Doenças Cardiovasculares, Tecnologias Educativas, Cuidado de Enfermagem, Conforto, Pesquisa-Cuidado, Teorias de Enfermagem. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UVA. Mãe de dois filhos, teve licença maternidade em 2013 e 2018.

Publicado

09-12-2021

Como Citar

1.
Oliveira IKM, Souza FDC de, Paiva T de S, Marques KM de AP. SITUAÇÕES DE VULNERABILIDADE EM SAÚDE DE PESSOAS COM DOENÇAS CARDIOVASCULARES:: SÍNTESE DO CONHECIMENTO. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 9º de dezembro de 2021 [citado 15º de novembro de 2024];95(36):e-021178. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1267

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO