PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PERÍODOS CLÍNICOS E MECANISMOS DE PARTO
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2022-v.96-n.39-art.1397Palavras-chave:
educação superior, bacharelado em enfermagem, educação em enfermagem, saúde da mulher, partoResumo
Objetivo: Descrever a percepção de acadêmicos de Enfermagem sobre o processo ensino-aprendizagem de períodos clínicos e mecanismos de parto. Método: Pesquisa descritiva com abordagem qualitativa realizada com 12 acadêmicas de enfermagem recrutadas de forma aleatória mediante a utilização da técnica snowboll. no período de março a junho de 2020 via Skype utilizando entrevista semiestruturada. Os dados foram organizados em três categorias e realizou-se a análise categorial temática. Resultados: os achados evidenciaram que os discentes reconheceram suas próprias dificuldades relacionadas ao comprometimento, organização e corresponsabilidade em desenvolver estudos sobre a temática. Apontaram como principal limitação a desarticulação entre teoria e prática e como potencialidade a utilização de metodologias ativas. Enfatizaram a necessidade de articulação teórico-prática e ampliação de assuntos sobre a temática, mudanças nos recursos e estratégias pedagógicas, com vistas a favorecer a aprendizagem significativa e contribuir para a oferta de cuidados obstétricos. Considerações finais: Conclui-se que o processo de ensino-aprendizagem sobre períodos clínicos e mecanismos de parto revela fragilidades relativas a forma de abordagem didática e dificuldades de assimilação dos conteúdos, dissociação teórico-prática, dificuldades de organização da rotina de estudos pelos discentes.
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