TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS ASSOCIADAS À PREVENÇÃO DE INCAPACIDADES ADVINDAS DA HANSENÍASE
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2022-v.96-n.40-art.1402Palavras-chave:
Tecnologia Educacional; Hanseníase; Pessoa com Incapacidade Física; Enfermagem; Promoção da Saúde.Resumo
Objetivo: Identificar as tecnologias educacionais existentes para a prevenção de incapacidades advindas da hanseníase. Métodos: Trata-se de uma revisão de escopo, que utilizou como fonte de coleta as bases de dados SCOPUS, MEDLINE/PubMed, Embase, Cochrane Library, CINAHL/EBSCO, Science Direct, LILACS, IBECS, BDENF e Web of Science, entre julho e setembro de 2021. Aplicou-se os descritores Tecnologia Educacional, Hanseníase e Pessoa com Incapacidade Física, com o operador booleano AND, em português e inglês. Resultados: Encontrou-se 218 artigos e, após a exclusão dos estudos que não contemplaram os critérios de elegibilidade, três artigos compuseram a amostra final. Conclusão: As tecnologias educacionais existentes contemplam materiais expositivos, como manual de autocuidado, panfletos educacionais, cartilhas, folhetos impressos, kit para curativos das úlceras e vídeo, além de palestras educativas, capacitações e grupos de apoio. No entanto, mesmo havendo essa existência, observou-se que há limitações quanto à disponibilidade para o público-alvo de modo geral.
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