ELEMENTOS ESSENCIAIS PARA ADESÃO TERAPÊUTICA DE PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA NA ALTA HOSPITALAR: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.1-art.1411

Palavras-chave:

Insuficiência Cardíaca, Alta do Paciente, Adesão ao tratamento, Tecnologia educacional, Pacientes

Resumo

Objetivo: identificar por meio da literatura científica quais elementos a serem inseridos em uma tecnologia educacional para auxiliar na adesão terapêutica de pacientes com Insuficiência Cardíaca (IC) na alta hospitalar. Método: revisão integrativa da literatura realizada durante o mês de janeiro de 2021. Foram utilizados para a busca uma associação de 4 descritores de assunto do Medical Subject Headings (MeSH) da National Library of Medicine (NLM) e National Institutes of Health (NIH), sendo dois controlados (“Heart Failure” e “Patient Discharge") e dois não controlados (“Treatment Adherence and Compliance” e “Educational Technology”). Realizou-se como estratégia de busca o cruzamento aos pares e um trio com o operador booleano “AND” para associação dos descritores. Resultados: houve prevalência de estudos desenvolvidos por enfermeiros, evidenciando aspectos que contribuem para a maior adesão de pacientes com IC. Para tanto, os elementos essenciais para a adesão terapêutica extraído dos artigos foram categorizados em: tratamento farmacológico, tratamento não-farmacológico, orientações clínicas sobre a IC, comunicação com os pacientes e familiares, autonomia do paciente para o cuidado. Considerações Finais: foi possível identificar que a construção de uma tecnologia educacional para pacientes com IC que estão de alta hospitalar deve ser fundamentada em diferentes dimensões do cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Moreira Gomes, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Enfermagem. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Brasil.

Adriana de Moraes Bezerra, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Brasil.

Caroline Araujo Lopes, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Enfermagem. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Brasil.

Karliene Vieira Silva, Universidade Estadual do Ceará

Fisioterapeuta. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Brasil.

Kauane Cavalcante dos Santos, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Enfermagem. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Brasil.

Vera Lúcia Mendes de Paula Pessoa, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Brasil.

Referências

Albuquerque DC, Souza Neto JD, Bacal F, et al. I Registro Brasileiro de Insuficiência Cardíaca - Aspectos Clínicos, Qualidade Assistencial e Desfechos Hospitalares. Arq Bras Cardiol. 2015; 104(6):433-42. doi: https://doi.org/10.5935/abc.20150031.

Cardoso J, Espíndola MD, Cunha M, et al. O tratamento medicamentoso habitual é suficiente para manter o controle da frequência cardíaca nos pacientes com insuficiência cardíaca? Arq Bras Cardiol. 2020; 115(6):1063-69. doi: https://doi.org/10.36660/abc.20190090.

Ministério da Saúde (BR). Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). 2020. Disponível em: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?sim/cnv/obt10uf.def.

Jesus MAR, Guerreiro SPCS, Alochio KV, Ribeiro MTS. Telecuidado como uma estratégia de saúde para a adesão do paciente com insuficiência cardíaca - revisão integrativa. Enfermería Global. 2020; 19(2):591-639. doi: https://doi.org/10.6018/eglobal.377801

Oscalices MIL, Okuno MFP, Lopes MCBT, et al. Orientação de alta e acompanhamento telefônico na adesão terapêutica da insuficiência cardíaca: ensaio clínico randomizado. Rev Lat Am Enfermagem. 2019; 27:e3159. doi: https://doi.org/10.1590/1518-8345.2484.3159.

Liberato SMD, Souza AJG, Gomes ATL, et al. Relação entre adesão ao tratamento e qualidade de vida: revisão integrativa da literatura. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2014;16(1):191-8. doi: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v16i1.22041.

Silva DML, Carreiro FA, Mello R. Tecnologias educacionais na assistência de enfermagem em educação em saúde: revisão integrativa. Rev. Enferm. UFPE. 2017;11(2):1044-51. doi: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i2a13475p1044-1051-2017.

Barra DCC, Paim SMS, Sasso GTMD, et al. Métodos para desenvolvimento de aplicativos móveis em saúde: revisão integrativa da literatura. Texto Contexto Enferm. 2017; 26(4):e2260017. doi: https://doi.org/10.1590/0104-07072017002260017.

Chaves ASC, Oliveira GM, Jesus LMS, et al. Uso de aplicativos para dispositivos móveis no processo de educação em saúde: reflexos da contemporaneidade. Rev Human e Inov 2018; 5(6):34-42. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/744.

Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2008; 17(4):758-64. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018.

Ursi ES. Prevenção de lesões de pele no perioperatório: revisão integrativa da literatura. [dissertação]. Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; 2005.

Mantovani VM, Ruschel KB, Souza EM, Mussi C, Rabelo-Silva ER. Adesão ao tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca em acompanhamento domiciliar por enfermeiros. Acta Paul Enferm. 2015; 28(1):41-47.

Iraúrgui BAE, Muniz J, Fernandez-Rodriguez JA, Martinez-Vidán L, et al. Ensayo clínico aleatorizado y controlado para valorar uma intervención por una unidad de hospitalización domiciliaria em la reducción de reingresos y muerte en pacientes dados de alta del hospital tras un ingreso por insuficiencia cardiaca. Rev Esp Cardiol. 2007; 60(9):914-22.

Oscalices MIL, Okuno MFP, Lopes MCBT, Batista REA, Campanharo CRV. Health literacy and adherence to treatment of patients with heart failure. Rev Esc Enferm USP. 2019; 53:1-7.

Falces C, López-Cabezas C, Andrea R, Arnaud A, Yllaa M, Sadurnía J. Intervención educativa para mejorar el cumplimiento del tratamiento y prevenir reingresos en pacientes de edad avanzada con insuficiencia cardíaca. Med Clin (Barc). 2008; 131(12):452-56.

Jaarsma T, Simons-Nikolova M, Van Der Wal MHL. Nurses’ strategies to adress self-care aspects related to medication adherence and symptom recognition in heart failure patients: An in-depth look. Heart & Lung. 2012; 41:583-93.

Koelling TM. Discharge Education Improves Clinical Outcomes in Patients with Chronic Heart Failure. Circulation. 2005; 111:179-85.

Jaarsma T, Halfens R, Huijer Abu-Saad H, Dracup K, Gorgels T, van Ree J, Stappers J. Effects of education and support on self-care and resource utilization in patients with heart failure.

Eur Heart J. 1999 May;20(9):673-82. doi: 10.1053/euhj.1998.1341.

Veroff DR, Sullivan LA, Shoptaw EJ, Benjamin Venator, Ochoa-Arvelo T, Baxter JR, et al. Improving Self-Care for Heart Failure for Seniors: The Impact of Video and Written Education and Decision Aids. Popul Health Manag. 2012 Feb;15(1):37-45. doi: 10.1089/pop.2011.0019. Epub 2011 Oct 17.

Retrum JH, Boggs J, Hersh A, Wright L, Main DS, Magid DJ, Allen LA. Patient-Identified Factors Related to Heart Failure Readmissions. Circ Cardiovasc Qual Outcomes. 2013 Mar 1;6(2):171-7. doi: 10.1161/CIRCOUTCOMES.112.967356. Epub 2013 Feb 5.

Rahmani A, Vahedian-Azimi A, Sirati-Nir M, et al. The effect of the teach-back method on knowledge, performance, readmission, and quality of life in heart failure patients. Hindawi. 2020. doi: https://doi.org/10.1155/2020/8897881

Van Der Wal MH, Jaarsma T. Adherence in heart failure in the elderly: problem and possible solutions. Int J Cardiol 2008; 125(2):203-8. doi: https://doi.org/10.1016/j.ijcard.2007.10.011

Saccomann ICRS, Cintra FA, Gallani MCBJ. Fatores associados às crenças sobre adesão ao tratamento não medicamentoso de pacientes com insuficiência cardíaca. Rev Esc Enferm USP. 2014; 48(1):18-24. doi: https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000100002

Farias, MS. Reabilitação cardiovascular: proposta de uma teoria de enfermagem de médio alcance. 2018. 134 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde) – Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Ceará, Abaiara; 2018. Disponível em: http://www.uece.br/cmacclis/dmdocuments/MSINARA.pdf

Koberich S, Lohrmann C, Mittag O, et al. Effects of a hospital-based education programme on self-care behaviour, care dependency and quality of life in patients with heart failure – a randomised controlled trial. J Clin Nurs. 2015; 24(11-12):1643-55. doi: https://doi.org/10.1111/jocn.12766

Gazos WMJ, Cavalcente FML, Galindo Neto NM, Joventino ES, Moreira RP, Barros LM. Tecnologias Educacionais Disponíveis para Orientação e Manejo da Dor. Rev Enferm Atual In Derme [Internet]. 17º de novembro de 2022; 96(40): e-021324. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1395

Publicado

13-01-2023

Como Citar

1.
Moreira Gomes I, de Moraes Bezerra A, Araujo Lopes C, Vieira Silva K, Cavalcante dos Santos K, Mendes de Paula Pessoa VL. ELEMENTOS ESSENCIAIS PARA ADESÃO TERAPÊUTICA DE PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA NA ALTA HOSPITALAR: REVISÃO INTEGRATIVA. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 13º de janeiro de 2023 [citado 23º de novembro de 2024];97(1):e023003. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1411

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO