O Cuidado Lúdico pela Enfermagem em Pediatria: Conhecimento e Dificuldades para sua utilização
Cuidado Lúdico pela Enfermagem em Pediatria
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2022-v.96-n.39-art.1429Palavras-chave:
Ludoterapia, Enfermagem pedi´átrica, HumanizaçãoResumo
Objetivo: Identificar o conhecimento relacionado ao cuidado lúdico e as dificuldades para sua utilização pela equipe de enfermagem em pediatria. Método: Estudo exploratório, com abordagem qualitativa, junto a enfermeiros de hospitais de Belém, Pará, Brasil, em abril de 2021. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas semiestruturadas. Aplicou-se a análise de conteúdo. Resultados: Entre os doze enfermeiros participantes, emergiram as seguintes categorias: interação e ressignificação de traumas; utilização de brinquedos; brincar espontâneo; utilização de jogos; sobrecarga de trabalho; indisponibilidade de recursos materiais; transferência de responsabilidade; ausência de protocolo e capacitação; indisposição e desmotivação profissional e cuidado lúdico na assistência de enfermagem. Considerações finais: Os enfermeiros percebem a importância do cuidado lúdico na assistência, porém a sobrecarga de trabalho, ausência de protocolos e capacitação, indisponibilidade de materiais, indisposição e desmotivação profissional, impossibilitam a utilização do lúdico como instrumento no cuidado à criança.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.