MARCOS DE VISIBILIDADE DA ENFERMAGEM NA ERA CONTEMPORÂNEA

UMA REFLEXÃO À LUZ DE WANDA HORTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2022-v.96-n.39-art.1450

Palavras-chave:

Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Filosofia em Enfermagem, Teoria de Enfermagem, História da Enfermagem

Resumo

Objetivo: refletir acerca dos marcos da visibilidade da Enfermagem na era contemporânea à luz de Wanda Horta. Método: trata-se um estudo teórico-reflexivo, fundamentado na base teórica e dos pressupostos de Wanda Horta. Resultados: foram elencadas duas categorias centrais: Enfermagem na percepção de Wanda Horta e Enfermagem enquanto arte e ciência. Wanda Horta participou ativamente do processo de transformação da profissão Enfermagem no Brasil, corroborando para a uma assistência sistematizada através do desenvolvimento do Processo de Enfermagem, bem como na cientificidade da profissão por meio da elaboração de sua teoria voltada para as necessidades humanas básicas. Além disso, colaborou no processo de ensino-aprendizagem e de formação de novos enfermeiros, assim como na divulgação da Enfermagem enquanto arte e ciência. Considerações finais: Horta contribuiu para o avanço da Enfermagem na dimensão prática, científica e profissional, revolucionando a assistência de Enfermagem no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Wildes da Silva Moura, Universidade Federal de Santa Catarina

Discente de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Brasil.

Débora Rinaldi Nogueira, Universidade Federal de Santa Catarina

Discente de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Instituto Federal de Santa Catarina.

Fábila Fernanda dos Passos da Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina

Discente de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Brasil.

Thiago Lopes Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Discente de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Brasil

Evangelia Kotzias Atherino dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Brasil.

Soraia Dornelles Schoeller, Universidade Federal de Santa Catarina

Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Brasil.

Publicado

21-07-2022

Como Citar

1.
Moura JW da S, Nogueira DR, Rosa FF dos P da, Silva TL, Santos EKA dos, Schoeller SD. MARCOS DE VISIBILIDADE DA ENFERMAGEM NA ERA CONTEMPORÂNEA: UMA REFLEXÃO À LUZ DE WANDA HORTA. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 21º de julho de 2022 [citado 11º de agosto de 2022];96(39):e-021273. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1450

Edição

Seção

ARTIGO DE REFLEXÃO