APLICAÇÃO DE ENTREVISTA MOTIVACIONAL NO ÂMBITO DA SAÚDE
REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2022-v.96-n.40-art.1452Palavras-chave:
Enfermagem, Entrevista motivacional, Educação em saúdeResumo
A Entrevista Motivacional (EM) é considerada uma importante tecnologia educacional implementada na prática assistencial de profissionais da saúde, com intuito de auxiliar no empoderamento da população, além de contribuir para melhor vínculo entre profissional e paciente. Diante disso, objetiva-se identificar na literatura científica o modo como a EM é utilizada no contexto da Enfermagem. Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura, elaborada a partir do questionamento “Quais evidências científicas existem acerca da implementação da EM no Contexto da Enfermagem?”. A pesquisa foi realizada nas bases de dados LILACS, Pubmed, Web of Sciene e Cinahl, com a utilização dos descritores Enfermagem/ Nursing e Entrevista motivacional/Motivational Interviewing, com estudos no período de 2016 a 2021. A coleta e análise dos dados foi feita a partir da leitura de títulos, resumos e textos completos dos artigos científicos. A amostra final do estudo foi de 19 artigos. Observou-se que a EM é uma tecnologia utilizada em diversos contextos que englobam a saúde, em que se destaca o acompanhamento de pacientes portadores de doenças crônicas. Em relação ao modo de aplicação da tecnologia observou-se preferência pela abordagem presencial, sendo realizada na maioria dos estudos em ambiente hospitalar. Os resultados apontaram também que a EM é uma tecnologia eficaz na promoção da autonomia do indivíduo e na melhora dos padrões de saúde. Conclui-se que a EM é importante e necessária para uma assistência em saúde holística e integral, objetivando, sobretudo, garantir a autonomia da comunidade sobre o processo de saúde-doença.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.