QUIZICARDIO: TECNOLOGIA EDUCATIVA SOBRE OS CUIDADOS COM A SAÚDE CARDIOVASCULAR DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.2-art.1480

Palavras-chave:

COVID-19, Doenças cardiovasculares, Promoção da saúde

Resumo

Objetivo: Descrever a elaboração de uma tecnologia educativa sobre os cuidados com saúde cardiovascular durante a pandemia da COVID-19. Métodos: Trata-se de um estudo metodológico que visa à investigação de métodos para coleta e organização dos dados. Realizou-se inicialmente uma pesquisa bibliográfica de abril a julho de 2020, em seguida ocorreu a elaboração de uma tecnologia educativa denominada QUIZZi CARDIO seguindo as fases de elaboração de jogos proposta por Bezerra adaptado de Jaffe. Resultados: Elaborou-se um jogo com linguagem clara e objetiva, abordando oito perguntas iniciais referentes as características da COVID-19, seguida por quatro perguntas quanto as doenças cardiovasculares e cuidados durante a pandemia, e por último doze perguntas do jogo relacionadas as práticas saudáveis que contribuem tanto para a prevenção. Conclusão: O principal resultado obtido foi a construção de uma tecnologia educacional no formato digital no âmbito da educação em enfermagem como um recurso capaz de potencializar o processo de autonomia onde o indivíduo passa a ser protagonista do seu cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cananda Kelli Silva Adriano, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Enfermeira - Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Pós- graduanda em Urgência, Emergência e UTI Membro do Grupo de Estudos em Vulnerabilidade em Saúde- GEVS Membro da linha de pesquisa em Saúde Cardiovascular COREN: 649.607 Vivências acadêmicas: Extensionista da Liga Interdisciplinar de Saúde da Criança (2018.2). Extensionista do curso semestral de Extensão em Enfermagem Obstétrica e Neonatal (2019.). Extensionista e Coordenadora de Ensino da Liga de Enfermagem em Cardiologia (2019.2 - 2020.1).

Ingrid Kelly Morais Oliveira, UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

Enfermeira pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) - Sobral - CE. Integrante da Liga Interdisciplinar em Saúde da Criança (LISCRI) (2018). da Liga de Enfermagem em Cardiologia (LECARDIO) atuando como ligante no Hospital do Coração de Sobral (2019-2022). Monitora do módulo Mecanismos de Defesa e Enfrentamento no Processo Saúde-Doença (2019) e do Módulo Sistema Cardiovascular e Hematopoiético (2021) do Programa Institucional de Monitoria Voluntária da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Atuou como bolsista voluntária do Programa de iniciação científica voluntária da UVA - PROVIC (2019) e Bolsista de Iniciação Científica PIC/PBPU (2021). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas à saúde do Adulto (GECESA) (2018-2020). Atualmente membro do Grupo de Estudos em Vulnerabilidade e Saúde (GEVS) CNPq- UVA - Linha Cardiovascular.

Keila Maria de Azevedo Ponte Marques, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Enfermeira. Doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pelo Programa de Pós Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) (2015). Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pelo PPCCLIS-UECE (2011). Especialista em Enfermagem Cardiovascular pela UECE (2008). Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) (2004). Atualmente, Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú em Sobral - Ceará. Diretora adjunta do Centro de Ciências da Saúde - CCS-UVA. Professora colaboradora da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família - RENASF Nucleadora UVA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e estudos em Vulnerabilidade em Saúde (GEVS) CNPQ-UVA. Docente coordenadora da Liga de Enfermagem em Cardiologia (LECARDIO) UVA.

Rebeca Sales Viana, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (1991). Mestre em Gestão Pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002). Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Trás-dos Montes e Alto Douro, em Portugal. Professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da família, saúde bucal, enfermagem, educação, abordagens grupais e atenção básica. Poeta e membro da Academia Sobralense de Estudos e Letras.

Maria Socorro Carneiro Linhares, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Possui graduação em enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (1980), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2004) e doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA pela Universidade Federal do Ceará (2021). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Faz parte da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF) como docente do Mestrado Profissional em Saúde da Família - Nucleadora UVA. Atua nas linhas de pesquisa da Enfermagem e de Saúde Coletiva, com ênfase na vigilância à saúde, epidemiologia e controle de doenças transmissíveis.

Referências

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Nota técnica 04/2020- GVIMS/GGTES/ANVISA: Orientações para serviços de saúde: medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) [Internet]. [Brasília]: ANVISA; 2020 [cited 2021 dec 21]. [about 118 p.]. Available from: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/servicosdesaude/notas-tecnicas/nt-04-2020-para-publicacao-09-03-2022-final.pdf/view.

Stueber K, Silveira FX, Teixeira MRF. Ciência Aberta, acesso aberto: revisão de literatura da comunicação científica sobre Covid-19 na plataforma SciELO (2020). Saúde em Debate [Internet]. 2022 [cited 2021 Dec 01]; 46 (1): 348-67. Available from: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/Zms9XYRMzV6hMvXwCnkZnqv/?format=html&lang=pt.

Emergency use ICD codes for COVID-19 disease outbreak. Organização Mundial da Saúde [internet]. EUA: 2020 [cited 2021 Nov 22]. Available from: https://www.who.int/standards/classifications/classification-of-diseases/emergency-use-icd-codes-for-covid-19-disease-outbreak.

Dong E, Du H, Gardner L. An interactive web-based dashboard to track COVID- 19 in real time. Lancet Infect Dis [Internet]. 2020 [cited 2021 Dec 10]; 20(5): 30120-1. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32087114/.

Wang W, Xu Y, Gao R, Lu R, Han K, Wu G, et al. Detection of SARS-CoV-2 in Different Types of Clinical Specimens. JAMA [Internet]. 2020 [cited 2021 Dec 12]; 323(18): 1843-44. Available from: https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2762997.

Lunkes LC, Murgas LDS, Dorneles EMS, Rocha CMBM, Machado GJ. Fatores socioeconômicos relacionados às doenças cardiovasculares: uma revisão. Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde [Internet]. 2018 [cited 2021 Dec 15]; 14(28): 50-61. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/download/40663/22438/180341.

Doenças cardiovasculares continuam sendo principal causa de morte nas Américas. Organização Pan-Americana de Saúde [Internet]. EUA: 2021 [cited 2021 Nov 22]. Available from: https://www.paho.org/pt/noticias/29-9-2021-doencas-cardiovasculares-continuam-sendo-principal-causa-morte-nas-americas.

Driggin E, Madhavan MV, Bikdeli B, Chuich T, Laracy J, Biondi-Zocai G, et al. Cardiovascular Considerations for Patients, Health Care Workers, and Health Systems During the COVID-19 Pandemic. Journal of the American College of Cardiology [Internet]. 2020 [cited 2021 Dec 15]; 75(18): 2352-2371. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32201335/.

Siqueira ASE, Siqueira-Filho AG, Land MGP. Análise do Impacto Econômico das Doenças Cardiovasculares nos Últimos Cinco Anos no Brasil. Arq Bras Cardiologia [Internet]. 2017 [cited 2021 Dec 17]; 109(1):39-46. Available from: https://abccardiol.org/article/analise-do-impacto-economico-das-doencas-cardiovasculares-nos-ultimoscinco-anos-no-brasil/.

Ramos CFV, Araruana RC, Lima CMF, Santana CLA, Tanaka LA. Education practices: research-action with nurses of Family Health Strategy. Revista Brasileira de Enfermagem [Internet] 2018 [cited 2021 ec 18];71(3):1144-51. Available from: https://www.scielo.br/j/reben/a/tvXfDVGfJZnd86qCb6h63FQ/?lang=en&format=pdf.

Silva DML, Carreiro FA, Mello R. Tecnologias educacionais na assistência de enfermagem em educação em saúde: revisão integrativa. Rev Enferm UFPE online [Internet]. 2017 [cited 2021 Dec 21]; 11(2):1044-1051. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/13475.

Oliveira GMM, Pinto FJ. Covid-19: A Matter Close to Heart. International Journal of Cardiovascular Sciences. May and June [Internet]. 2020 [cited 2021 Dec 22]; 33(2): 199-202. Available from: https://www.scielo.br/j/ijcs/a/Z8ftLGRggj4YnHSMp7HpXpG/?lang=en&format=pdf.

Polit DF, Beck CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: A avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 9. ed. Porto Alegre: Artmed; 2019. 456p.

Bezerra KP. Elaboração e validação de jogo educacional para o ensino do desenvolvimento psicológico da criança [tese]. [Fortaleza (CE)]: Universidade Estadual do Ceará; 2018. 234p.

Jaffe L. Games are multidimensional in educational situations [Internet]. In: Bradshaw MJ, Hultquist BL, org. Innovative Teaching Strategies in Nursing. Dallas: Jones & Bartlett Learning; 2011 [cited 2022 jan 26]; p. 175-187. Available from: https://books.google.com.br/books?id=TrzTDwAAQBAJ&lpg=PA294&ots=KGjaz_h4OS&dq=15.%20Jaffe%20L.%20Games%20are%20multidimensional%20in%20educational%20situations&hl=pt-BR&pg=PA294#v=onepage&q=15.%20Jaffe%20L.%20Games%20are%20multidimensional%20in%20educational%20situations&f=false.

Kahoot.com Internet]. Noruega: Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia; 2013 [cited 2022 Jan 09]. Available from: https://kahoot.com/schools-u/.

Teixeira E. Tecnologias em Enfermagem: produções e tendências para a educação em saúde com a comunidade. Rev Eletr Enfermagem [Internet]. 2010 [cited 2022 Jan 09]; 12(4): 598-600. Available from: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/12470.

Ministério da Saúde (BR). Protocolo de Manejo Clínico para o novo coronavírus (2019-nCoV) [Internet]. [Brasília]: Biblioteca Virtual em Saúde; 2020 [cited 2022 Jan 12]. [about 32 p.]. Available from: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/biblioteca/protocolo-de-manejo-clinico-para-o-novo-coronavirus2019-ncov/.

Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (BR). Plano estadual de contingência para resposta às emergências em saúde pública Novo coronavírus (2019- nCoV) [Internet]. Ceará: Governo do Estado do Ceará; 2020 [cited 2022 Jan 15]. [about 76 p.]. Available from: https://www.saude.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/9/2020/02/plano_estadual_contigencia_corona_virus_2020.pdf.

Huang C, Wang Y, Li X, Ren L, Zhao J, Hu Y, et al. Clinical features of patients infected with 2019 novel coronavirus in Wuhan, China. Lancet [Internet]. 2020 [cited 2022 Jan 09]; 6736(20):1–10. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31986264/.

Wan S, Xiang Y, Fang W, Zheng Y, Li B, Hu Y, et al. Clinical features and treatment of COVID19 patients in northeast Chongqing. J Medical Virology [Internet]. 2020 [cited 2022 Jan 10]; 92(7): 797-806. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32198776/.

Ferrari F. COVID-19: Dados Atualizados e sua Relação Com o Sistema Cardiovascular. Arq Bras Cardiol [Internet]. 2020 [cited 2022 Jan 12]; 114(15): 823-26. Available from: https://www.scielo.br/j/abc/a/TkxNRNcrXLxdmGBX5YqjFMF/?lang=pt.

Costa IBSS, Bittar CS, Rizk SI, Araújo Filho AE, Santos KAQ, Machado TIV, et al. O Coração e a COVID-19: O que o Cardiologista Precisa Saber. Arq Bras Cardiol [Internet]. 2020 [cited 2022 Jan 10]; 114(5): 805-816. Available from: https://www.scielo.br/j/abc/a/F5BDXsNWzSjbwzqfV6WPQbF/.

Ferreira MJ, Irigoyen MC, Consolim-Colombo F, Saraiva JFK, Angelis K. Vida Fisicamente Ativa como Medida de Enfrentamento ao COVID-19. Arq Bras Cardiol [Internet]. 2020 [cited 2022 Jan 12]; 114(4):601-602. Available from: https://www.scielo.br/j/abc/a/9kVQrK5VcGsXzg3xLhyWTNL/.

Crochemore-Silva I, Knuth G, Wendt A, Nunes BP, Hallal PC, Santo LP, et al. Prática de atividade física em meio à pandemia da COVID-19: estudo de base populacional em cidade do sul do Brasil. Ciênc Saúde Coletiva [Internet]. 2020 [cited 2022 Jan 15]; 25(11): 4249-58. Available from: https://www.scielo.br/j/csc/a/VgMDpDhJLhhVKGq5CJLqJGR/?lang=pt.

Suzuki K. Chronic inflammation as an immunological abnormality and effectiveness of exercise. Biomolecules [Internet]. 2019 [cited 2022 Jan 20]; 9(6): 1-11. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31181700/.

Martinelli SS, Cavalli SB. Alimentação saudável e sustentável: uma revisão narrativa sobre desafios e perspectivas. Ciênc Saúde Coletiva [Internet]. 2019 [cited 2022 jan 25]; 24(11):4251-4261. Available from: https://www.scielo.br/j/csc/a/z76hs5QXmyTVZDdBDJXHTwz/abstract/?lang=pt.

Zhang L, Liu Y. Potential interventions for novel coronavirus in China: A systematic Review. J Medical Virology [Internet]. 2020 [cited 2022 Jan 25]; 92(5):479-490. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32052466/.

Agudelo HAM, et al. Documento que transcreve, contextualiza e emite um consenso para América Latina, baseado nas recomendações da APA e da OMS, para enfrentar as conseqüências psicológicas da epidemia COVID-19. Asociación latinoamericana de psicología del sueño [Internet]. 2020 [cited 2022 Jan 25]; 1-11. Available from: https://www.sbponline.org.br/arquivos/Consenso_COVID_19_portugu%C3%AAs_Agu delo_et_al_2020.pdf Acesso em 9 de maio de 2020.

Publicado

24-04-2023

Como Citar

1.
Silva Adriano CK, Morais Oliveira IK, de Azevedo Ponte Marques KM, Sales Viana R, Carneiro Linhares MS. QUIZICARDIO: TECNOLOGIA EDUCATIVA SOBRE OS CUIDADOS COM A SAÚDE CARDIOVASCULAR DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 24º de abril de 2023 [citado 15º de novembro de 2024];97(2):e023063. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1480

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL