ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA FORMAÇÃO CLÍNICA EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.1-art.1515

Palavras-chave:

Raciocínio Clínico, Ensino, Enfermagem, Aprendizagem

Resumo

Objetivo: identificar em publicações científicas quais estratégias de ensino aprendizagem são discutidas para fomentar a formação clínica do graduando em enfermagem. Método: Trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura (RIL) fundamentada na abordagem metodológica proposta por Whittemore e Knafl, seguindo as diretrizes do guideline Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses. Desenvolveu-se em cinco etapas: 1) elaboração da questão de pesquisa (identificação do problema); 2) busca por estudos primários; 3) avaliação dos estudos pelos critérios de inclusão e exclusão; 4) análise dos dados dos estudos primários; e 5) apresentação da revisão. A coleta de dados ocorreu de abril a setembro de 2021. Resultados: Dos 487 artigos inicialmente selecionados foram incluídos 13 artigos originais, que atenderam aos critérios estabelecidos. Os artigos sugerem que as estratégias de ensino-aprendizagens problematizadoras e a atuação do tutor no uso dessas estratégias potencializam o desenvolvimento de competências para a formação clínica. Considerações Finais:Conclui-se que as estratégias utilizadas para formação clínica precisam estar alicerçadas na problematização, o que requer tutores abertos a mudanças e avanços no modo de ensinar e instituições de ensino que estimulem o processo contínuo de formação docente. Enseja-se, assim, a expertise clínica como modelo indutor para a profissionalização da enfermagem, que a fortalece e demonstra o espaço que a profissão vem alcançando ao longo de sua atuação e inserção social no campo da saúde.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Frota MA, Wermelinger MCMW, Vieira LJES, Ximenes Neto FRG, Queiroz RSM, Amorim RF. Mapeando a formação do enfermeiro no Brasil: desafios para atuação em cenários complexos e globalizados. Ciência & Saúde Coletiva. [Internet]. 2020 [cited 2021 Maio 10];25(1):25-35. Available from: https://www.scielo.br/j/csc/a/Bxhbs99CZ8QgZN9QCnJZTPr/?lang=pt

Faria G, Carvalho AA, Semczyszym VSS, Nogueira S, Bianqui LC, Pereira EA, Souza FLS, Romanha LM. Raciocínio clínico em enfermagem: uma revisão bibliográfica. Saber Científico. [Internet]. 2020 [cited 2021 Maio 10];9(2):73-84. Available from: http://revista.saolucas.edu.br/index.php/resc/article/view/1305/pdf

Carvalho EC, Oliveira-Kumakura ARS, Morais SCRV. Raciocínio clínico em enfermagem: estratégias de ensino e instrumentos de avaliação. Rev Bras Enferm. [Internet]. 2017 [cited 2021 Maio 10];70(3):662-8. Available from: https://www.scielo.br/j/reben/a/dDyzC3GnxfnDrNy4rDFRCnp/?format=pdf&lang=pt

Antunes M, Bez M, Perry G, Carvalho MJS. Raciocínio clínico do estudante de Enfermagem: análise a partir de um simulador virtual. Rev Novas Tecnologias na Educação. [Internet]. 2020 [cited 2021 Maio 12];18(2):306-315. Available from: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/110243/60021

Freitas CMA. Simulação realística no ensino da enfermagem: desafios e estratégias para a aplicação efetiva. Fortaleza. Dissertação [Mestre em Ensino em Saúde] - Centro Universitário Unichristus; 2019.

Whittemore R, Knafl K. The integrative review: updated methodology. Leading global nursing research. [Internet]. 2005 [cited 2021 Maio 12];52(5):546-553. Available from: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x

Equator network. The PRISMA 2020 statement: An updated guideline for reporting systematic reviews. 2020.

Aromataris E, Munn Z, editors. JBI Manual for Evidence Synthesis. [monografia na Internet]. JBI; 2020 [cited 2021 Maio 12]. Available from: https://synthesismanual.jbi.global

Dias LB, Duran ECM. Atitudes dos enfermeiros frente ao Processo de Enfermagem de um hospital público: estudo descritivo. Rev enferm UERJ. [Internet]. 2018 [cited Maio 13];26:e26412. Available from: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/26412/27760

Blanié A, Amorim MA, Benhamou D. Comparative value of a simulation by gaming and a traditional teaching method to improve clinical reasoning skills necessary to detect patient deterioration: a randomized study in nursing students. BMC Medical Education. [Internet]. 2020 [cited 2021 Maio 18];20(53). Available from: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-020-1939-6

Ibáñez-Alfonso LE; Fajardo-Peña MT, Cardozo-Ortiz CE, Roa-Díaz ZM. Nursing care plans of undergraduate students: Comparison of two models. Rev. Univ. Ind. Santander. [Internet]. 2020 [cited 2021 Maio 18];52(1):33-40. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1092271

Rosa MEC, Pereira-Ávila FMV, Góes FGB, Pereira-Caldeira NMV, Sousa LRM, Goulart MCL. Aspectos positivos e negativos da simulação clínica no ensino de enfermagem. Esc Anna Nery. [Internet]. 2020 [cited 2021 Maio 18];24(3):e20190353. Available from: https://www.scielo.br/j/ean/a/wB9NcpWs3gnkgLm5JrjZ7zk/?format=pdf&lang=pt

Padilha JM, Machado PP, Ribeiro A, Ramos J, Costa P. Clinical Virtual Simulation in Nursing Education: Randomized Controlled Trial. J Med Internet Res. [Internet]. 2019 [cited 2021 Maio 18];21(3):e11529. Available from: https://www.jmir.org/2019/3/e11529/

Fernandes AKC, Ribeiro LM, Brasil GC, Magro MCS, Hermann PRS, Ponce de Leon CGRM, Viduedo AFS, Funghetto SS. Simulation as a strategy for learning in pediatrics. Rev. Min. Enferm. [Internet]. 2016 [cited 2021 Maio 18];20:1-8. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-835283

Johnsen HM, Fossum M, Vivekananda-Schmidt P, Fruhling A, Slettebo A. A Serious Game for Teaching Nursing Students Clinical Reasoning and Decision-Making Skills. IOS Press Ebooks. [Internet]. 2016 [cited 2021 Jun 04];225:905-906. Available from: https://ebooks.iospress.nl/publication/43247

Trevisani M, Cohrs CR, Soares MAL, Duarte JM, Mancini F, Pisa IT, Domenico EBL. Evaluation of Learning in Oncology of Undergraduate Nursing with the Use of Concept Mapping. Journal of Cancer Education. [Internet]. 2016 [cited 2021 Jun 05];31. Available from: https://www.semanticscholar.org/paper/Evaluation-of-Learning-in-Oncology-of-Undergraduate-Trevisani-Cohrs/9ac9d099ad89aaaef7ffb64eb0196853a95503e3

Kim JY, Kim EJ. Effects of Simulation on Nursing Students’ Knowledge, Clinical Reasoning, and Self-confidence: A Quasi-experimental Study. Korean J Adult Nurs. [Internet]. 2015 [cited 2021 Jun 05];27(5):604-611. Available from: https://kjan.or.kr/pdf/10.7475/kjan.2015.27.5.604

Gonzol K, Newby C. Facilitating Clinical Reasoning in the Skills Laboratory: Reasoning Model Versus Nursing Process-Based Skills Checklist. Nursing Education Perspective. [Internet]. 2013 [cited 2021 Jun 08];34:265-267. Available from: https://www.semanticscholar.org/paper/Facilitating-Clinical-Reasoning-in-the-Skills-Model-Gonzol-Newby/2dc8aa31cbc4fd283c72d9ceccf49c7b15cff701

Hidalgo-Rivera JL, Cárdenas-Jiménez M, Rodríguez-Jiménez S. El tutor clínico: Una mirada de los estudiantes de Licenciatura de Enfermería y Obstetricia. Enferm. univ. [Internet]. 2013 [cited 2021 Jul 02];10(3):92-97. Available from: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1665-70632013000300004&lng=es.

Moura ECC, Caliri ML. Simulação para desenvolvimento da competência clínica de avaliação de risco para úlcera por pressão. Acta Paul Enferm. [Internet]. 2013 [cited 2021 Jun 08];26(4):369-75. Available from: https://www.redalyc.org/pdf/3070/307028850011.pdf

Yang H, Thompson C, Hamm RM, Bland M, Foster A. The effect of improving task representativeness on capturing nurses’ risk assessment judgements: a comparison of written case simulations and physical simulations. BMC Med Inform Decis Mak. [Internet]. 2013 [cited 2021 Jun 10];13(62). Available from: https://bmcmedinformdecismak.biomedcentral.com/articles/10.1186/1472-6947-13-62

Roux LZL, Khanyile TD. A cross-sectional survey to compare the competence of learners registered for the Baccalaureus Curationis programme using different learning approaches at the University of the Western Cape. Curationis. [Internet]. 2012 [cited 2021 Jun 10];34(1). Available from: https://curationis.org.za/index.php/curationis/article/view/53/25

Rios DRDS, Caputo MC. Para além da formação tradicional em saúde: experiência de Educação Popular em Saúde na formação médica. Revista Brasileira de Educação Médica. [Internet]. 2019 [cited 2021 Jun 23];43(3):184-195. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010055022019000300184&lng=en&nrm=iso.

Duminelli MV, Redivo TS, Bardini C, Yamaguchi CK. Metodologias ativas e a inovação na aprendizagem no ensino superior. Brazilian Journal of Development. [Internet]. 2019 [cited 2021 Jun 24];5(4):3965-3980. Available from: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/1570

Mesquita HCT, Santana BS, Magro MCDAS. Efeito da simulação realística combinada à teoria na autoconfiança e satisfação de profissionais de enfermagem. Escola Anna Nery. [Internet]. 2019 [cited 2021 Jul 15];23(1). Available from: https://www.scielo.br/j/ean/a/z36P4FnBxmkXtXGL7VT6DxD/abstract/?lang=pt

Couto MC, Oliveira WJ, Migueis GS. Realistic simulation as a teaching and learning strategy for nursing teams in the hospital setting - an experience report. Arch. Health [Internet]. 2021 [cited 2021 Jul. 21];2(4):1010-3. Available from: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/ah/article/view/549

Orjuela DV, Osses MH. Percepción de la simulación clínica como estrategia de enseñanza para el desarrollo de competencias transversales en terapia ocupacional. Cad. Bras. Ter. Ocup. [Internet]. 2021 [cited 2021 Jul 23];29. Available from: https://www.scielo.br/j/cadbto/a/YgZQ7bbBRTzmj8SdzFr69sq/abstract/?lang=pt

Zambrano SG, Montesdeoca CL, Morales LT, Tarupi MW. Percepção de estudantes de medicina sobre o uso de pacientes simulados como estratégia de treinamento no manejo integral de pacientes. Medical Education. [Internet]. 2018 [cited 2021 Jul 27];21(2):123-126. Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1575181318302547?via%3Dihub

Bortolato-Major C, Arhur JP, Silva ATM, Mantovani MF, Vinícius J, Felix JVC, Boostel R. Contribuições da simulação para estudantes de graduação em enfermagem. Rev Enferm UFPE Online. [Internet]. 2018 [cited 2021 Ago 03];12(6):1751-62. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/230633

Carvalho LR, Zem-Mascarenhas SH. Construction and validation of a sepsis simulation scenario: a methodological study. Rev Esc Enferm USP. [Internet]. 2020 [cited 2021 Ago 04];54:e03638. Available from: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/JYgrqvdNHN3YT8Mys86SZfx/?lang=pt&format=pdf

Gaspar FDR, Abbad GS, Lima MN. Importância das habilidades de ensino em saúde atribuída por estudantes e professores universitários. Trabalho, Educação e Saúde. [Internet]. 2020 [cited 2021 Ago 04];18(3):e00304136. Available from: https://www.scielo.br/j/tes/a/wMpmVcXgk48vdfySSZ9Z8yF/?lang=pt

Fragelli RR, Fragelli TBO. Summaê: um espaço criativo para aprendizagem. Revista Diálogo Educacional. [Internet]. 2017 [cited 2021 Ago 15];17(52):409-430. Available from: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189154955006

Aguiar LL, Cordeiro SME, Melo GAA, Silva RA, Guedes MVC, Caetano JA. Juicio clínico en diagnósticos de enfermería de pacientes renales crónicos en hemodiálisis. Enf Global. [Internet]. 2020 [cited 2021 Set 09];19(2):162-97. Available from: https://revistas.um.es/eglobal/article/view/373931

Kazour F, Richa S, Zoghbi M, El-Hage W, Haddad FG. Using the script concordance test to evaluate clinical reasoning skills in psychiatry. Acad Psychiatry. [Internet]. 2017 [cited 2021 Out 20];41(1):86-90. Available from: https://www.researchgate.net/publication/303094276_Using_the_Script_Concordance_Test_to_Evaluate_Clinical_Reasoning_Skills_in_Psychiatry

Publicado

27-03-2023

Como Citar

1.
Bitencourt JV de OV, Biffi P, Migliorança DCM, Dors JB, Franzmann KL, Maestri E, Araujo JS, Galvan ACL. ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA FORMAÇÃO CLÍNICA EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 27º de março de 2023 [citado 23º de novembro de 2024];97(1):e023043. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1515

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO