ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA FORMAÇÃO CLÍNICA EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.1-art.1515

Palavras-chave:

Raciocínio Clínico, Ensino, Enfermagem, Aprendizagem

Resumo

Objetivo: identificar em publicações científicas quais estratégias de ensino aprendizagem são discutidas para fomentar a formação clínica do graduando em enfermagem. Método: Trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura (RIL) fundamentada na abordagem metodológica proposta por Whittemore e Knafl, seguindo as diretrizes do guideline Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses. Desenvolveu-se em cinco etapas: 1) elaboração da questão de pesquisa (identificação do problema); 2) busca por estudos primários; 3) avaliação dos estudos pelos critérios de inclusão e exclusão; 4) análise dos dados dos estudos primários; e 5) apresentação da revisão. A coleta de dados ocorreu de abril a setembro de 2021. Resultados: Dos 487 artigos inicialmente selecionados foram incluídos 13 artigos originais, que atenderam aos critérios estabelecidos. Os artigos sugerem que as estratégias de ensino-aprendizagens problematizadoras e a atuação do tutor no uso dessas estratégias potencializam o desenvolvimento de competências para a formação clínica. Considerações Finais:Conclui-se que as estratégias utilizadas para formação clínica precisam estar alicerçadas na problematização, o que requer tutores abertos a mudanças e avanços no modo de ensinar e instituições de ensino que estimulem o processo contínuo de formação docente. Enseja-se, assim, a expertise clínica como modelo indutor para a profissionalização da enfermagem, que a fortalece e demonstra o espaço que a profissão vem alcançando ao longo de sua atuação e inserção social no campo da saúde.

 

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Publicado

27-03-2023

Como Citar

1.
Bitencourt JV de OV, Biffi P, Migliorança DCM, Dors JB, Franzmann KL, Maestri E, Araujo JS, Galvan ACL. ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA FORMAÇÃO CLÍNICA EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 27º de março de 2023 [citado 25º de dezembro de 2024];97(1):e023043. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1515

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO