TECNOLOGIAS EDUCATIVAS PARA ADESÃO NO TRATAMENTO DE HIPERTENSÃO: REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2022-v.96-n.39-art.1524Palavras-chave:
Hipertensão, Tecnologias Educativas, Tratamento, Adesão, EnfermagemResumo
Objetivo: Identificar as principais tecnologias utilizadas para adesão no tratamento de hipertensão descritas na literatura. Metodologia: Revisão integrativa realizada em 2022, com a finalidade de reunir e sintetizar resultados de pesquisas já publicados. Desenvolvido a partir das seguintes etapas: Formulação da questão de pesquisa; Busca na literatura; Estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão; Avaliação dos dados; Análise dos dados e Apresentação dos dados. Resultados: Foram selecionados 09 artigos que atenderam aos critérios de inclusão desta revisão, analisando as tecnologias educativas em saúde apresentadas pelos estudos. Evidenciou-se a criação de um vínculo efetivo entre os profissionais e usuários do serviço de saúde, com o estabelecimento da relação de troca e confiança, partindo de uma escuta sensível aliada ao acolhimento. Conclusão: Os estudos evidenciaram que as tecnologias educacionais em saúde são ferramentas importantes para a adesão no tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica. Dessa forma, estas corroboram no incentivo da mudança no estilo de vida do indivíduo incorporando hábitos saudáveis promovendo a prevenção de agravos, além de contribuir para qualidade de vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.