SEGURANÇA DO PACIENTE: PERSPECTIVA DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.1-art.1593Palavras-chave:
Segurança do paciente, Educação em enfermagem, Estudantes de enfermagemResumo
Objetivo: Analisar a compreensão dos graduandos em Enfermagem de uma Universidade Pública, sobre o tema ‘Erro humano e Segurança do Paciente’. Método: Estudo exploratório descritivo com abordagem quantitativa. Participaram do estudo 138 discentes do curso de Graduação em Enfermagem. Resultados: Observou-se que 63% dos estudantes discordaram que cometer erros na área da saúde é inevitável. Discordaram que profissionais competentes (64,5%) e estudantes comprometidos (71,0%) não cometem erros que causam danos aos pacientes. A maioria concordou que na vigência de um erro, todos os envolvidos devem discutir sua ocorrência (89,9%) e que a partir do erro deve ser instituída uma efetiva estratégia de prevenção (94,9%). Conclusão: Os estudantes possuem entendimentos díspares sobre o tema, indicando que carecem da conscientização de que errar é humano. No entanto, reconhecem e valorizam a discussão do erro após a sua ocorrência por todos os envolvidos.
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