SEGURANÇA DO PACIENTE: PERSPECTIVA DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.1-art.1593

Palavras-chave:

Segurança do paciente, Educação em enfermagem, Estudantes de enfermagem

Resumo

Objetivo: Analisar a compreensão dos graduandos em Enfermagem de uma Universidade Pública, sobre o tema ‘Erro humano e Segurança do Paciente’. Método: Estudo exploratório descritivo com abordagem quantitativa. Participaram do estudo 138 discentes do curso de Graduação em Enfermagem. Resultados: Observou-se que 63% dos estudantes discordaram que cometer erros na área da saúde é inevitável. Discordaram que profissionais competentes (64,5%) e estudantes comprometidos (71,0%) não cometem erros que causam danos aos pacientes. A maioria concordou que na vigência de um erro, todos os envolvidos devem discutir sua ocorrência (89,9%) e que a partir do erro deve ser instituída uma efetiva estratégia de prevenção (94,9%). Conclusão: Os estudantes possuem entendimentos díspares sobre o tema, indicando que carecem da conscientização de que errar é humano. No entanto, reconhecem e valorizam a discussão do erro após a sua ocorrência por todos os envolvidos.

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Biografia do Autor

Júlia Valéria de Oliveira Vargas Bitencourt, Universidade Federal Fronteira do Sul

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Com Ênfase Em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988); graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1992); especialização em Adulto Crítico pela UFRGS (1995); mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Enfermagem Anna Nery (2007) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2017). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Eliane de Fátima Almeida Lima, Universidade Federal do Espirito Santo/ Professora

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1989) , mestrado e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007/2014). Professora da Universidade Federal do Espírito Santo.. Atua na graduação e na Pós-graduação em Enfermagem e na Pós-graduação em Saúde Coletiva. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão dos serviços de Saúde, avaliação em saúde, indicadores qualidade, segurança do paciente e tecnologias em enfermagem .

Flávia Batista Portugal, Universidade Federal do Espirito Santo/ Professora

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Especialista em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente. Mestre em Saúde Coletiva -UFES. Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

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Publicado

27-02-2023

Como Citar

1.
Calazans M de SC, Bitencourt JV de OV, Lima E de FA, Portugal FB. SEGURANÇA DO PACIENTE: PERSPECTIVA DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 27º de fevereiro de 2023 [citado 25º de dezembro de 2024];97(1):e023029. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1593

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL