SEGURANÇA DO PACIENTE: PERSPECTIVA DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.1-art.1593

Palavras-chave:

Segurança do paciente, Educação em enfermagem, Estudantes de enfermagem

Resumo

Objetivo: Analisar a compreensão dos graduandos em Enfermagem de uma Universidade Pública, sobre o tema ‘Erro humano e Segurança do Paciente’. Método: Estudo exploratório descritivo com abordagem quantitativa. Participaram do estudo 138 discentes do curso de Graduação em Enfermagem. Resultados: Observou-se que 63% dos estudantes discordaram que cometer erros na área da saúde é inevitável. Discordaram que profissionais competentes (64,5%) e estudantes comprometidos (71,0%) não cometem erros que causam danos aos pacientes. A maioria concordou que na vigência de um erro, todos os envolvidos devem discutir sua ocorrência (89,9%) e que a partir do erro deve ser instituída uma efetiva estratégia de prevenção (94,9%). Conclusão: Os estudantes possuem entendimentos díspares sobre o tema, indicando que carecem da conscientização de que errar é humano. No entanto, reconhecem e valorizam a discussão do erro após a sua ocorrência por todos os envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Valéria de Oliveira Vargas Bitencourt, Universidade Federal Fronteira do Sul

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Com Ênfase Em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988); graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1992); especialização em Adulto Crítico pela UFRGS (1995); mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Enfermagem Anna Nery (2007) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2017). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Eliane de Fátima Almeida Lima, Universidade Federal do Espirito Santo/ Professora

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1989) , mestrado e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007/2014). Professora da Universidade Federal do Espírito Santo.. Atua na graduação e na Pós-graduação em Enfermagem e na Pós-graduação em Saúde Coletiva. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão dos serviços de Saúde, avaliação em saúde, indicadores qualidade, segurança do paciente e tecnologias em enfermagem .

Flávia Batista Portugal, Universidade Federal do Espirito Santo/ Professora

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Especialista em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente. Mestre em Saúde Coletiva -UFES. Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Referências

Tase TH, Quadrado ERS, Tronchin DMR. Evaluation of the risk of misidentification of women in a public maternity hospital. Rev Bras Enferm. 2018 fev.; 71(1):120-5.

Kohn LT, Corrigan J, Donaldson MS, organizadores. To err is human: building a safer health system. Washington, D.C: National Academy Press; 2000.

Hibbert PD, Molloy CJ, Hooper TD, Wiles LK, Runciman WB, Lachman P, et al. The application of the Global Trigger Tool: a systematic review. Int J Qual Health Care. 2016 Dec.; 28(6):640-9.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Investigação de eventos adversos em serviços de saúde. Brasília, DF: Anvisa; 2013.

World Health Organization. Patient Safety Curriculum Guide: Multi-professional Edition. World Health Organization; 2017.

Bohomol E, Freitas MA de O, Cunha ICKO. Ensino da segurança do paciente na graduação em saúde: reflexões sobre saberes e fazeres. Interface - Comun Saúde Educ. 2016 mar.; 20(58):727-41.

Siqueira HCH de, Cecagno D, Medeiros AC, Sampaio AD, Weykamp JM, Pedroso VMS, et al. Insertion of teaching of safety in the academic training of nurses. J Nurs UFPE on line. 2019; 13:e239822.

Brasil. Portaria nº 529 de 1º de abril de 2013. Institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 02 abr. 2013. Seção 1, p.43-4.

Brasil. Resolução – RDC nº 36, de 25 de julho de 2013. Institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providências. Diário Oficial da União, DF: 25 jul. 2013. Seção 1, p. 32.

Campelo CL, Sousa S de MA, Silva LDC, Dias RS, Azevedo PR, Nunes FDO, et al. Cultura de segurança do paciente e cuidado cultural de enfermagem. Rev Enferm UFPE Line. 2018; 12(9):2500.

Koerich C, Erdmann AL, Lanzoni GM de M. Professional interaction in management of the triad: Permanent Education in Health, patient safety and quality. Rev Lat-Am. Enfermagem. 2020;28:e3379.

Cauduro GMR, Magnago TSB de S, Andolhe R, Lanes TC, Dal Ongaro J. Segurança do paciente na compreensão de estudantes da área da saúde. Rev Gaúcha Enferm. 2017; 3 8(2):e64818.

Gonçalves N, Siqueira LDC, Caliri MHL. Ensino sobre segurança do paciente nos cursos de graduação: um estudo bibliométrico [Teaching patient safety in undergraduate courses: a bibliometric study] [Enseñanza sobre la seguridad del paciente en los cursos de pregrado: un estudio bibliométrico]. Rev Enferm UERJ. 2017 abr.; 25:e15460.

Gomes AT de L, Salvador PTC de O, Goulart CF, Cecilio SG, Bethony MFG. Innovative Methodologies to Teach Patient Safety in Undergraduate Nursing: Scoping Review. Aquichan. 2020 Mar.; 20(1):1-14.

Massaroli A, Pellenz GM, Kooke K, Bitencourt JV de OV, Soares GOP, Conceição VM, et al. Safe identification: the use of videos as an educational strategy. Rev Enferm UFPE. 2019 fev.; 13(2): 526-31.

Moraes SL, Marcondes L, Almeida AE de, Koller FJ, Silva DP da, Batista J. Conhecimento de acadêmicos de enfermagem referente ao erro humano e à segurança do paciente. Rev Enferm UFSM, 2020; 10:1-20.

Usher K, Woods C, Parmenter G, Hutchinson M, Mannix J, Power T et al. Self-reported confidence in patient safety knowledge among Australian undergraduate nursing students: A multi-site cross-sectional survey study. Int J Nurs Stud. 2017 jun.; 71:89-96.

Massaroli A, Martini JG, Moya JLM, Bitencourt JV de OV, Reibnitz KS, Bernardi MC. Teaching of infection control in undergraduate courses in health sciences: opinion of experts. Rev Bras Enferm. 2018; 71(Suppl 4):1626-34.

Yoshikawa JM, Sousa BEC de, Peterlini MAS, Kusahara DM, Pedreira M da LG, Avelar AFM. Compreensão de alunos de cursos de graduação em enfermagem e medicina sobre segurança do paciente. Acta Paul Enferm. 2013; 26(1):21-9.

Brasil. Resolução n° 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 jun 2013. Seção 1, p. 59.

Rodrigues GF, Castro TCS, Vitorio AMF. Segurança do paciente: conhecimento e atitudes de enfermeiros em formação. Rev Recien - Rev Científica Enferm. 2018 dez.; 8(24):3-14.

Cunha DC, Carvalho DNR, Batista A das M do V, Santos A de PG, Martins JDN, Souza MOLS de. A percepção da equipe de enfermagem sobre a importância da segurança do paciente em um hospital público do Norte. Nurs Säo Paulo. 2020; 23(260):3512-5.

Costa DG, Moura GMSS, Pasin SS, Costa FG da, Magalhães AMM de. Patient experience in co-production of care: perceptions about patient safety protocols. Rev Lat Am Enferm. 2020; 28:e3272.

Massaroli A, Martini JG, Moya JLM, Bitencourt JV de OV, Reibnitz KS, Bernardi MC. Teaching of infection control in undergraduate courses in health sciences: opinion of experts. Rev Bras Enferm. 2018; 71(Suppl 4):1626-34.

Raymond J, Medves J, Godfrey C. Perspectives on Patient Safety Among Practical Nursing Students. Can J Nurs Res Rev Can Rech En Sci Infirm. 2016 Jun.; 48(2):41-7.

Duarte SCM, Stipp MAC, Cardoso MMVN, Büscher A. Patient safety: understanding human error in intensive nursing care. Rev Esc Enferm USP. 2018; 52:e03406.

Göttems LBD, Santos MLG dos, Carvalho PA, Amorim FF. A study of cases reported as incidents in a public hospital from 2011 to 2014. Rev Esc Enferm USP. 2016 out.; 50(5):861-7.

Marinho MM, Radünz V, Rosa LM, Tourinho FSV, Ilha P, Misiak M. Resultados de intervenções educativas sobre segurança do paciente na notificação de erros e eventos adversos. Rev Baiana Enferm. 2018; 32:e25510.

Brasil. Resolução no 63. Dispõe sobre os Requisitos de Boas Práticas de Funcionamento para os Serviços de Saúde. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 nov. 2011. Seção 1, p.44-6.

Brasil. Resolução no 553, de 09 de agosto de 2017. Dispõe sobre as diretrizes dos Direitos e Deveres da Pessoa Usuária da Saúde. Diário Oficial da União, 15 jan. 2018. Seção 1, p. 41-4.

Conselho Federal de Enfermagem. Código de ética dos profissionais de enfermagem. Brasília, DF, COFEN, 2017.

Bardaquim VA, Dias EG, Dalri RCMB, Robazzi ML do CC. Reflection on nursing working conditions: subsidy at 30 hours of work. Rev Enferm Contemp. 2019; 8(2):171-81.

Siman AG, Braga LM, Amaro MOF, Brito MJM. Practice challenges in patient safety. Rev Bras Enferm. 2019 dez.; 72(6):1504-11.

Moraes CCMS, Aguiar RS. A notificação de eventos adversos e suas lacunas no processo da segurança do paciente. Nursing (São Paulo), 2020 dez.; 23(271):5025-40.

Ilha P, Radünz V, Tourinho FSV, Marinho MM. Segurança do paciente na percepção de acadêmicos de enfermagem. Cogitare Enferm. 2016 ago.; 21(5):01-10.

Romero MP, González RB, Calvo MSR, Fachado AA. A segurança do paciente, qualidade do atendimento e ética dos sistemas de saúde. Rev Bioét. 2018 dez.; 26(3):333-42.

Amorim CB, Barlem ELD, Mattos LM, Costa CFS da, Oliveira SG de. Comunicação de notícias difíceis na atenção básica à saúde: barreiras e facilitadores percebidos por enfermeiras. Rev Gaúcha Enferm. 2019; 40:e20190017.

Publicado

27-02-2023

Como Citar

1.
Calazans M de SC, Bitencourt JV de OV, Lima E de FA, Portugal FB. SEGURANÇA DO PACIENTE: PERSPECTIVA DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 27º de fevereiro de 2023 [citado 23º de novembro de 2024];97(1):e023029. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1593

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL