INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO COGNITIVA EM CRIANÇAS COM TDAH: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.1-art.1617

Palavras-chave:

Crianças; TDAH; Teste cognitivo; Teste neuropsicológico.

Resumo

Objetivo: Investigar na literatura os instrumentos de avaliação da cognição infantil em crianças com TDAH. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Utilizaram os seguintes descritores acompanhados do operador lógico booelano na estratégia de busca: avaliação cognitiva and crianças com TDAH. Incluíram-se artigos publicados entre 2012 a 2022, independentemente do idioma, disponíveis na íntegra, que aborde na prática instrumentos de avaliação direcionados às crianças com TDAH. Excluíram-se os estudos repetidos e que não respondessem à questão norteadora, estudos publicados em livros, congressos e conferências e/ou artigos e livros e/ou estudos secundários. A partir das buscas, 102 artigos foram recuperados. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade, nove artigos foram considerados elegíveis. Resultados: Os estudos expressaram dificuldades na aplicação ou criação dos instrumentos, como a limitação quanto a falta de pessoal que pudesse administrar o teste em outra língua. A ausência de dados básicos prévios de determinada habilidade cognitiva também é uma dificuldade, bem como o não acompanhamento para análises futuras. Além da qualidade dos programas de ensino ser desconhecida, o que interfere de modo que não se pode concluir que se ela não atrapalhou a eficiência no desenvolvimento cognitivo das crianças. Considerações finais: Após a comparação dos testes, observou-se a eficácia na avaliação na maioria dos instrumentos analisados, mas também surgiram possíveis limitações que são apresentadas ao final.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Sousa Rocha, Centro Universitário UNINTA

 

 

Referências

Suehiro ACB, Benfica TS, Cardim NA. Avaliação Cognitiva Infantil nos Periódicos Científicos Brasileiros. Psic teor pesq [Internet]. 2015 [cited 2022 Jan 30].31(1):25-32. Available from: https://www.scielo.br/j/ptp/a/hsDyCDW7xrdgGL6Ycn8xNhh/?lang=pt&format=html#.

Costa NMGB, Marçal E, Carvalho MM, Barbosa TCS. Uso de interfaces cérebro-computador em crianças com TDAH: Uma revisão sistemática. Res Society Development. 2021;10(7). doi:10.33448/rsd-v10i7.16929.

Salles JF, Fonseca RP, Cruz-Rodrigues C, Mello CB, Barbosa T, Miranda MC. Desenvolvimento do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil NEUPSILININF. Psico-USF. 2011;16(3).

Rizzuti S, Sinnes EG, Scaramuzza LF, Freitas L, Pinheiro D, Palma SM, et al. Clinical and Neuropsychological profile in a sample of children with attention deficit hyperactivity disorder. Arq Neuro-Psquiatri. 2008;66(4):821-27.

Souza GGB,Simão ANP,Lima RF,Ciasca SM.Desempenho cognitivo de crianças e jovens com Transtorno do Défi cit de Atenção e Hiperatividade. Aletheia [Internet]. 2011 [cited 2022 Jan 30];(35-36):69-78. Available from: https://www.redalyc.org/pdf/1150/115025560006.pdf.

Trevisan BT. Adaptação e desenvolvimento de instrumentos para avaliação de crianças e adolescentes com TDAH, análise de perfil neuropsicológico e relação com desempenho funcional [tese]. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie; 2014 [cited 2022 Feb 01]. Available from: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1781#preview-link0.

Silva LCP. Validade aparente do Instrumento de Avaliação da Cognição Numérica (Cognum): análise do protocolo de compreensão e envolvimento [dissertação]. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie; 2020.

Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & contexto enferm. 2008;17(4):758-64. doi: 0.1590/S0104-07072008000400018.

Santos CMC, Pimenta CAM, Nobre MRC. A estratégia PICO para a construção da pergunta de pesquisa e busca de evidências. Rev Latino-am Enfermagem. 2007;15(3).

Ursi ES, Gavão CM. Prevenção de lesões de pele no perioperatório: revisão integrativa da literatura. Rev Latino-am Enfermagem. 2006;14(1):124-31.

Melnyk BM, Fineout-Overholt E. Evidence-based practice in nursing & healthcare. A guide to best practice. China: Wolters Kluwer/Lippincott Williams & Wilkins; 2011.

Missawa DDA, Rossetti CB, Cotonhoto LA. Análise do processo de tomada de consciência em crianças com TDAH. Rev Psicopedagogia. 2019;36(110):125-35.

Ligero JL, Barrera, SD. Análise comparativa do desenho da figura humana em crianças diagnosticadas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um estudo exploratório. Rev psicopedag. 2019;36(110):183-95.

Rosa VO, Schmitz M, Moreira-Maia CR, Wagner F, Londero I, Bassotto CF et al. Treinamento cognitivo para crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção hiperatividade como tratamento complementar aos psicoestimulantes: estudo de viabilidade e descrição de protocolo. Trends Psychiatry Psychother. 2017;39(2). doi:10.1590/2237-6089-2016-0039.

Qin L, Liu H, Zhang H, Fu Y, Li D. Evaluation of the diagnostic implications of Das-Naglieri cognitive assessment system in children with attention deficit hyperactivity disorder. BMC Psychiatry [Internet]. 2018 [cited 2022 Feb 14];18(1): 386. Available from: https://bmcpsychiatry.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12888-018-1970-x.

Perrin HT, Heller NA, Loe IM. School Readiness in Preschoolers With Symptoms of Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder. Pediatrics. 2019;144(2). doi: 10.1542/peds.2019-0038.

Rezende AR, Pacheco SP, Branco SCC, Fernandes RDC, Boldrini CR, Doria Filho U. et al. Combining neuropsychological tests to improve the assessment of arithmetic difficulties in children with ADHD. Arq Neuro-Psiquiatr. 2020;78(4): 193-8. doi:10.1590/0004-282X20190178.

Navarro-Soria I, Real-Fernández M, Lavigne-Cerván R, García-Fernández JM, Piqueras JA. Predictive capacity of the Spanish Neuropsychological Assessment of Executive Functions Battery when diagnosing child ADHD. Rev latinoam Psicol. 2019;51(3):153-61. doi:10.14349/rlp.

Salas-Bravo S, Gonzalez-Arias M, Araya-Piñones A, Valencia-Jimenez M, Oyarce-Cortes S. Uso del Test Rendimiento Continuo de Conners para adicionar crianças normaisy con TDAH no Chile. Ter Psicol. 2017:35(3). doi:10.4067/S0718-48082017000300283.

Wilson MA, Jacobsen GM, Pureza JR, Fonseca RP. Perseveración en la Tarea de Generación Aleatoria de Números para Niños. Psico. 2014;45(2):261-69. doi: 10.15448/1980-8623.2014.2.16495.

Fialho MB. Efeitos da utilização do formato digital de testes cognitivos no desempenho de crianças com e sem sintomas do déficit de atenção e hiperatividade [dissertação]. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais; 2019 [cited 2022 Feb 13]. Available from: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/38043#:~:text=Os%20resultados%20sugerem%20que%20o,utilidade%20como%20ferramenta%20de%20rastreio.

Deng C, Liu M, Wei W, Chan RCK, Das JP. Latent factor structure of the Das-Naglieri Cognitive Assessment System: a confirmatory factor analysis in a Chinese setting. 2011;32(5):1988-97. doi: 10.1016/j.ridd.2011.04.005.

Carvalho LAMV. Detecta kids: estudo de identificação precoce de distúrbios cerebrais relacionados ao défict de atenção e hiperatividade em crianças [Internet]. Brasília: Universitário de Brasília; 2019 [cited 2019 Feb 16]. 27 p. Available from: https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/6331/4351.

Fabiano AVMC. Características do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: implicações para o Desenvolvimento Humano [dissertação]. São João da Boa Vista: Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino; 2017 [cited 2022 Feb 12]. Available from: https://www.fae.br/mestrado/dissertacoes/2016/DIsserta%C3%A7%C3%A3o.pdf.

Publicado

25-01-2023

Como Citar

1.
Pereira Batista IT, Marçal de Barros Filho E, Sousa Rocha A. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO COGNITIVA EM CRIANÇAS COM TDAH: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 25º de janeiro de 2023 [citado 23º de novembro de 2024];97(1):e023013. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1617

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO