CONHECIMENTO DE ENFERMEIROS DOCENTES ACERCA DA AVALIAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E PREVENÇÃO DE LESÕES POR PRESSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.2-art.1639

Palavras-chave:

Conhecimento, Enfermeiras e Enfermeiros, Docentes de enfermagem, Lesão por pressão., Segurança do paciente

Resumo

Objetivo: investigar o conhecimento de enfermeiros docentes em relação à avaliação, classificação e prevenção de lesões por pressão na área hospitalar. Método: pesquisa transversal e quantitativa realizada com sete docentes do curso de enfermagem de um centro universitário privado da região sul brasileira. A coleta de dados foi realizada no mês de agosto de 2022 mediante aplicação do questionário denominado Teste de Conhecimento de Pieper, e analisados por estatística descritiva. Foi considerado conhecimento satisfatório questões com acertos ≥90%. Resultados: o conhecimento relativo à avaliação e classificação das lesões por pressão foi considerado insatisfatório em 50% das questões. Das 33 questões referente as ações de prevenção dessas lesões, 54,5% obtiveram índice de acertos igual ou superior a 90%. Conclusões: o conhecimento dos docentes foi insatisfatório quanto a avaliação, classificação e prevenção de lesões por pressão, podendo acometer negativamente no ensino de enfermagem com vistas a promover práticas seguras em ambientes hospitalares. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

02-05-2023

Como Citar

1.
Tomio FC dos S, Batista J. CONHECIMENTO DE ENFERMEIROS DOCENTES ACERCA DA AVALIAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E PREVENÇÃO DE LESÕES POR PRESSÃO. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 2º de maio de 2023 [citado 15º de novembro de 2024];97(2):e023070. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1639

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL