EFEITO DE UMA INTERVENÇÃO TELEFÔNICA EDUCATIVA NA ADESÃO AO AUTOCUIDADO PARA PREVENÇÃO DO PÉ DIABÉTICO
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2024-v.98-n.2-art.1737Palavras-chave:
Educação em Saúde, Pé diabético, Envio de Mensagens de Texto, AutocuidadoResumo
Objetivo: avaliar os efeitos de uma intervenção telefônica educativa, baseada no envio de mensagens via aplicativo móvel Whatsapp®, na adesão às práticas de autocuidado com os pés, em pessoas com Diabetes Mellitus acompanhadas pela Atenção Primária à Saúde. Métodos: estudo quase-experimental de grupo único pré e pós-teste, realizado com 27 usuários com Diabetes Mellitus, cadastrados em três Unidades Básicas de Saúde de um município da Paraíba, no período de Janeiro a Julho de 2022. A intervenção constituiu-se no envio semanal de 12 mensagens telefônicas individuais, via aplicativo Whatsapp®, com orientações sobre práticas de autocuidado para prevenção do pé diabético e cuidados gerais sobre a doença. Aplicou-se um formulário de caracterização e Questionário de Atividades de autocuidado em Diabetes antes e após a intervenção. Para análise dos dados, utilizou-se a estatística descritiva, o teste de McNemar e o teste de Wilcoxon. Resultados: Após a intervenção educativa, houve mudança estatisticamente significativa nas práticas de autocuidado relacionadas ao autoexame diário dos pés (p<0,0009), ao corte correto das unhas (p<0,0005) e ao uso diário de hidratante nos pés (p< 0,0008). E quando avaliados por dias da semana, verificou-se uma melhoria significativamente estatística (p<0,05) em seis dos nove itens analisados do Questionário de Atividades de autocuidado em Diabetes. Conclusão: a intervenção educativa promoveu aumento na adesão semanal das atividades de autocuidado com os pés, podendo ser uma estratégia de educação de baixo custo a ser utilizada pela Atenção Primária.
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