ENFERMEIRO RECÉM-FORMADO NO SUS E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOB MORIN

REFLEXÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.2-art.1882

Palavras-chave:

Educação Baseada em Competências, Serviços de Integração de assistência de Ensino, Enfermeiros e Enfermeiras, Eduação Permanente, Enfermagem

Resumo

Objetivo: Analisar e refletir sobre a necessidade de discussões acerca do papel do enfermeiro recém-formado no contexto do processo de ensino-aprendizagem em instituições de saúde vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Método: Realizada uma revisão integrativa com base na perspectiva de Edgar Morin, que utiliza como referencial teórico-metodológico a questão dos saberes e o pensamento complexo. Resultados: Evidencia-se a importância da inserção do enfermeiro recém-formado nos serviços de saúde, estabelecendo ligação entre o processo de ensino-aprendizagem e  aplicação prática do conhecimento adquirido. Essa integração tem o objetivo de promover a educação no âmbito do SUS. Os resultados destacam que o enfermeiro recém-formado compreende a interação entre ensino e serviço, contribuindo para a construção de um ambiente de aprendizagem reflexiva, alinhado aos conceitos de Morin. Além disso, a interdisciplinaridade é ressaltada como uma abordagem essencial na prática do enfermeiro recém-formado, permitindo a integração de conhecimentos e a promoção de uma assistência de saúde mais abrangente. Conclusões: O enfermeiro recém-formado desempenha um papel crucial na articulação entre o ensino e o serviço de saúde, ao estabelecer um cenário propício para a aprendizagem reflexiva. A abordagem interdisciplinar amplia as perspectivas do enfermeiro recém-formado, permitindo a compreensão da complexidade dos problemas de saúde e a busca por soluções integradas. Essa reflexão sob a ótica de Morin reforça a importância de uma formação sólida e contínua, que promova a capacidade de adaptação e o desenvolvimento de habilidades necessárias para atender às demandas do SUS e contribuir para a melhoria desse sistema como um todo.

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Publicado

02-06-2023

Como Citar

1.
Deus VAH de, Silva RMCRA, Pereira ER, Lima MM da S, Silva R de CF da, Pala Ágnes C da S. ENFERMEIRO RECÉM-FORMADO NO SUS E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOB MORIN: REFLEXÃO. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 2º de junho de 2023 [citado 18º de dezembro de 2024];97(2):e023102. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1882

Edição

Seção

ARTIGO DE REFLEXÃO