TECENDO A SUSTENTABILIDADE: DA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL À SAÚDE PLANETÁRIA NA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2024-v.98-n.1-art.2121

Palavras-chave:

Saúde planetária, Saúde Ambiental, Serviços de Saúde Escolar, Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente e Saúde Pública

Resumo

O artigo de opinião ressalta a necessidade de integrar a educação convencional e a educação ambiental para promover mudanças de comportamento, abordando as diversas necessidades sociais, mentais, biológicas e econômicas da população no contexto dos impactos ambientais e do cumprimento dos objetivos do desenvolvimento sustentável. A Saúde Planetária emerge como o caminho para consolidar essa integração, representando uma ferramenta educativa essencial ao capacitar estudantes como agentes de transformação climática. Destaca-se também o papel crucial da unidade escolar na facilitação das relações interpessoais, na formação da visão de mundo e na compreensão dos impactos ambientais. Assim, a implementação proposta visa mitigar os impactos ambientais, conscientizar a população e promover a saúde ambiental e planetária, alinhando-se aos objetivos do desenvolvimento sustentável. A busca por ambientes sustentáveis visa harmonizar a vida humana, a fauna e a flora, fortalecendo a promoção da saúde planetária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iel Marciano de Moraes Filho, Universidade Paulista - Unip - Campus- Brasília .

Enfermeiro e Pedagogo. Doutorando em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente pela UniEVANGÉLICA. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Paulista (UNIP). Brasília, Distrito Federal, Brasil. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-0798-3949

Greyce Kelly Martins Dos Santos, https://orcid.org/0009-0000-2815-806X

Enfermeira, preceptora de estagio da Universidade Paulista, Curso de enfermagem do campus Brasília. Brasília, Distrito federal, Brasil.

Gabryela Lira Leandro, Universidade Paulista (UNIP)- Campus Brasília. Brasília, DF, Brasil.

Enfermeira, preceptora de estagio da Universidade Paulista, Curso de enfermagem do campus Brasília. Brasília, Distrito federal, Brasil.

Giovana Galvão Tavares, Universidade Evangélica de Goiás (UniEvangélica). Anápolis, Goiás, Brasil.

Geógrafo .Universidade Evangélica de Goiás, programa de pós-graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio ambiente. Anápolis, Goiás, Brasil.

Publicado

25-02-2024

Como Citar

1.
Filho IM de M, Santos GKMD, Leandro GL, Tavares GG. TECENDO A SUSTENTABILIDADE: DA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL À SAÚDE PLANETÁRIA NA ESCOLA. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 25º de fevereiro de 2024 [citado 2º de dezembro de 2024];98(1):e024264. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/2121

Edição

Seção

ARTIGO DE OPINIÃO