USO DO CHATBOT NO ENFRENTAMENTO DA ANSIEDADE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2024-v.98-n.2-art.2140Palavras-chave:
Ansiedade, Saúde Mental, Inteligência Artificial, Chatbot, Cuidados em saúdeResumo
Introdução: Segundo a Organização Mundial da Saúde, a ansiedade é considerada um problema de saúde pública e requer estratégias inovadoras de enfrentamento, como por exemplo, o uso do chatbot que é uma inteligência artificial capaz de simular diálogo com os usuários. Objetivo: Investigar informações sobre o uso do chatbot no enfrentamento da ansiedade. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A questão norteadora foi elaborada com base na estratégia PICO. A questão norteadora foi:“Quais as evidências disponíveis na literatura sobre o uso do chatbot no enfrentamento da ansiedade?”.A busca ocorreu em março de 2022 nas seguintes bases: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Scopus, Cochrane, Web of Science e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde. Resultados: Foram identificados 592 artigos nas buscas empregadas nas bases de dados selecionadas para a condução da revisão, sendo excluídas 22 publicações duplicadas e, após a leitura de títulos, resumos e descritores, 11 artigos foram analisados na íntegra. De acordo com os artigos analisados, os chatbots podem oferecer conteúdos relacionados a autoavaliação guiada e dicas para as seguintes áreas: estresse, ansiedade, depressão, sono e autoestima. O uso do chatbot em saúde mental pode engajar usuários e reduzir significativamente os sintomas de ansiedade, depressão e níveis de estresse. Considerações finais: Há um potencial impacto dos chatbots como uma intervenção transdiagnóstica de baixo custo no enfrentamento da ansiedade que pode ser amplamente divulgada para melhorar a saúde mental de milhões de pessoas em todo o mundo.
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