SÍNDROME DE BURNOUT E QUALIDADE DO SONO

CORRELAÇÕES DO IMPACTO DA COVID-19 NA SAÚDE UNIVERSITÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2024-v.98-n.1-art.2161

Palavras-chave:

COVID-19, Ensino Superior, Burnout, Qualidade do Sono, Avaliação do Impacto na Saúde

Resumo

Introdução: O advento da pandemia de Covid-19 revelou fragilidades da estrutura social na manutenção da vida e impactou diretamente na saúde física e mental de estudantes universitários frente ao distanciamento social e ao ensino remoto. Objetivo: Analisar o impacto na qualidade do sono e a prevalência de Síndrome de Burnout em estudantes universitários durante a pandemia. Método: Estudo com abordagem quantitativa de caráter observacional e delineamento transversal com uma amostra de 169 discentes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).  A coleta de dados se deu por meio de um questionário integrado dividido em três partes: sociodemográfico, Maslach Burnout Inventory – Student Survey (MBI-SS) e Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI). Os resultados foram organizados no software Microsoft Excel e analisados no Statistical Package for the Social Sciences considerando razões de prevalência com intervalo de confiança de 95% por meio do teste qui-quadrado. Resultados: O estudo obteve que 94,7% dos acadêmicos são maus dormidores, 53,8% possui uma qualidade do sono ruim e 40,8% apresenta distúrbios de sono. No tangível a Síndrome de Burnout, 65,1% dos estudantes se encontravam com alta exaustão emocional, baixa descrença e alta eficácia profissional. A prevalência de Síndrome de Burnout foi de 19,5% na amostra de estudantes do grupo dos maus dormidores, sendo os com baixa exaustão emocional 7,2 vezes mais suscetível a se apresentarem como bons dormidores do que os com alta exaustão emocional. Conclusão: Constatado impacto substancial na qualidade do sono e no condicionamento de traços de Burnout nos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Barros MBA, Lima MG, Malta DC, Szwarcwald CL, Azevedo RCS, Romero D, Júnior PRBS, Azevedo LO, Machadxo ÍE, Damacena GN, Gomes CS, Werneck AO, Silva DRP, Pina MF, Gracie R. Relato de tristeza/depressão, nervosismo/ansiedade e problemas de sono na população adulta brasileira durante a pandemia de COVID-19. Epidemiol Serv Saúde [Internet]; 2020 [cited 2022 Jun 29];29(4):e2020427. DOI: 10.1590/S1679-49742020000400018. Available from: https://www.scielosp.org/pdf/ress/2020.v29n4/e2020427/. DOI: https://doi.org/10.1590/s1679-49742020000400018

Freitas RF, Barros IM, Miranda MAF, Freitas TF, Rocha JSB, Lessa AC. Preditores da síndrome de Burnout em técnicos de enfermagem de unidade de terapia intensiva durante a pandemia da COVID-19. J Bras Psiquiat [Internet]. 2021 [cited 2022 Jun 22];70(1):12-20. DOI: 10.1590/0047-2085000000313. Available from: https://www.scielosp.org/pdf/ress/2020.v29n4/e2020427/. DOI: https://doi.org/10.1590/0047-2085000000313

Ferraz DS, Silva HPL, Reis SF. Perfil sociodemográfico e psicológico de estudantes universitários em isolamento social durante pandemia por Covid-19. Diálogos & Ciência [Internet]. 2021 [cited 2022 Jun 22];1(42):87-99. DOI: 10.7447/1678-0493.2021v1n42p87-99. Available from: https://periodicos.uniftc.edu.br/index.php/dialogoseciencia/article/view/9. DOI: https://doi.org/10.7447/1678-0493.2021v1n42p87-99

Vieira KM, Postiglioni GF, Donaduzzi G, Porto CS, Klein LL. Vida de Estudante Durante a Pandemia: Isolamento Social, Ensino Remoto e Satisfação com a Vida. EaD em Foco [Internet]. 2020 [cited 2022 Jun 22];10(3):e1147. DOI: 10.18264/eadf.v10i3.1147. Available from: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1147 DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1147

Cruz JAS, Bizelli JL, Bizelli TV. Perspectivas sobre o isolamento social e a pandemia no ensino superior. Rev. @mbienteeducação [Internet]. 2021 [cited 2022 Jun 22];14(2):291-302. DOI: 10.26843/v14.n2.2021.1123.p291-302. Available from: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1123. DOI: https://doi.org/10.26843/v14.n2.2021.1123.p291-302

Monteiro BMM, Neto CNS, Souza JCRP. Sono e cronotipo em estudantes universitários na pandemia da COVID-19. Res, Soc Dev [Internet]. 2020 [cited 2022 Jun 22]; 9(9):02-29. DOI: 10.33448/rsd-v9i9.7688. Available from: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/7688/6861/111472. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7688

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Coalização Global de Educação [Internet]. França; 2020 [cited 22 Jun 2022]. Available from: https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse/globalcoalition.

Cespedes MS, Souza JCP. Hábitos e distúrbios do sono nos estudantes de medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Arq Med Hosp Fac Cienc Med Santa Casa São Paulo [Internet]. 2020 [cited 2022 Jun 22];65:7-1. DOI: 10.26432/1809-3019.2020.65.001. Available from: https://arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br/index.php/AMSCSP/article/view/595. DOI: https://doi.org/10.26432/1809-3019.2020.65.001

Oliveira JA, Caldeira FID, Dias ICS, Zamariolli JT, Teixeira ALM, Carvalho LS, Pigossi SC, Rodriguez LS. Avaliação da qualidade de vida, sono e sonolência em estudantes de odontologia durante o ensino ativo e o ensino remoto emergencial. Rev Odontol UNESP [Internet]. 2021 [cited 2022 Jun 22];50:72. Available from: https://revodontolunesp.com.br/journal/rou/article/61d72de6a9539569aa26f113.

Silverthorn DU. Fisiologia Humana – Uma Abordagem Integrada. 7. ed. Porto Alegre: Artmed; 2017. 963 p.

Camêlo BC. Burnout no ensino superior: um estudo no contexto da pandemia do COVID-19 [undergraduate thesis on the Internet]. Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto. 2021 [cited 22 Jun 2022]. 24p. Available from: https://monografias.ufop.br/handle/35400000/3231.

Schaufeli WB, Salanova M, Romá-González V, Bakker AB. The Measurrement of Engagement And Burnout: a two sample confirmatory factor analytic approach. J Happiness Stud [Internet]. 2002 [cited 2022 Jun 22];3:71-92. DOI: 10.1023/A:1015630930326. Available from: https://link.springer.com/article/10.1023/A:1015630930326. DOI: https://doi.org/10.1023/A:1015630930326

Carlotto MS, Nakamura AP, Câmara SG. Síndrome de Burnout em estudantes universitários da área da saúde. Psico [Internet]. 2006 [cited 2022 Jun 22];37(1):57-62. Available from: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/revistapsico/article/view/1412.

Bianchi R, Schonfeld IS, Laurent E. Physician burnout is better conceptualised as depression. Lancet [Internet]. 2017 [cited 2022 Mar 30];389(10077):1397-1398. DOI: 10.1016/S0140-6736(17)30897-8. Available from: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(17)30897-8/fulltext. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(17)30897-8

Buysse DJ, Reynolds III CF, Monk TH, Berman SR, Kupfer DJ. The Pittsburgh Sleep Quality Index: a new instrument for psychiatric practice and research. Psychiatry Res [Internet]. 1989 [cited 2022 Mar 30]; 28(2):193-213. DOI: 10.1016/S0140-6736(17)30897-8. Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0140673617308978?via%3Dihub. DOI: https://doi.org/10.1016/0165-1781(89)90047-4

Konrad, LM. Efeito agudo do exercício físico sobre a qualidade de vida de mulheres com síndrome da fibromialgia [master’s thesis on the Internet]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina [Internet]; 2005 [cited 2022 Mar 30]. 129p. Available from: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/102189/221549.pdf?sequence=1&isAllowed=y.

Mikkelsen K, Stojanovska L, Polenakovic M, Bosevski M, Apostolopoulos V. Exercise and mental health. Maturitas [Internet]. 2017 [cited 2022 Jun 06];106:48-56. DOI: 10.1016/j.maturitas.2017.09.003. Available from: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0378512217308563. DOI: https://doi.org/10.1016/j.maturitas.2017.09.003

Agarwal S. Cardiovascular benefits of exercise. Int J Gen Med [Internet]. 2012 [cited 2022 Jun 28];5:541-545. DOI: 10.2147/IJGM.S30113. Available from: https://www.dovepress.com/cardiovascular-benefits-of-exercise-peer-reviewed-fulltext-article-IJGM. DOI: https://doi.org/10.2147/IJGM.S30113

Simpson RJ, Katsanis EO. The immunological case for staying active during the COVID-19 pandemic. Brain Behav Immun [Internet]. 2020 [cited 2022 Jun 28];87:6-7. DOI: 10.1016/j.bbi.2020.04.041. Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0889159120305730?via%3Dihub. DOI: https://doi.org/10.1016/j.bbi.2020.04.041

Nascimento CC, Santos DM, Torres S, Martins LT, Silva NOV, Tertuliano IW. Motivação na aderência à prática de atividade física. Arq Cien do Esp [Internet]. 2019 [cited 2022 Jun 28];7(3):127-130. Available from: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/aces/article/view/3592.

Associação Brasileira do Sono. O sono normal [Internet]. São Paulo; 2021[2022 Jun 29]. Available from: https://absono.com.br/wp-content/uploads/2021/03/cartilha_sono_normal_2021.pdf.

Carskadon MA, Dement WC. Normal human sleep: an overview. In: Togeiro SMGP, Smith AK. Métodos diagnósticos nos distúrbios do sono. Braz J Psychiatry [Internet]. 2005 [cited 2022 Jun 29]; 27,suppl 1:p. 8-15. DOI: 10.1590/S1516-44462005000500003. Available from: https://www.scielo.br/j/rbp/a/XWdRLbHKgwBFCgPRwFKdrVy/?lang=pt. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-44462005000500003

Carvalho VP, Mendes JL, Bernardes BV, Lacerda LM, Goulart FC, Borges FV, Barcelos KA, Souza RA. Distúrbios do sono. Rev Soc Bras Clin Med [Internet]. 2020 [cited 2022 Jul 02];18(3):159-65. Available from: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2022/03/1361514/159-165.pdf.

Nascimento ACM, Oliveira ER, Santos LS, Pena LSO. Padrão do sono e desempenho de estudantes: uma revisão sistemática. Rev EDaPECI [Internet]. 2018 [cited 2022 Jul 02]; 18(3):93-104. DOI:10.29276/redapeci.2018.18.39998.93-104. Available from: https://periodicos.ufs.br/edapeci/article/view/9998. DOI: https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.39998.93-104

Ribeiro, JDT. Adicção a smartphone e características do sono de estudantes universitarios brasileiros durante a pandemia da COVID-19 [master’s thesis on the Internet]. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais; 2021 [2022 Jun 29]. 73p. Available from: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39052/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Juan%20Diego%20Torres%20Ribeiro%202021%20Final%20Impress%c3%a3o.pdf.

Carone CMM, Silva BDP, Rodrigues LT, Tavares PS, Carpena MX, Santos IS. Fatores associados a distúrbios do sono em estudantes universitários. Cad. Saúde Pública [Internet]. 2020 [cited 2022 Jun 29];36(3):e0007491. DOI: 10.1590/0102-311X00074919. Available from: https://www.scielo.br/j/csp/a/6MvT8NwnW97yWJdDwcP4rRJ/?lang=pt. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00074919

Martinez SJ, Garza AQ, Baca GJ, Lopez SG, Alvarez YA, Garza JM, Garza PZ, De la O JG, Villareal DF, Omaña RE. COVID-19 Causing Burnout Among Medical Students. The FASEB Journal [Internet]. 2021 [cited 2022 Jun 30]; 35. DOI: 10.1096/fasebj.2021.35.S1.04749. Available from: https://faseb.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1096/fasebj.2021.35.S1.04749. DOI: https://doi.org/10.1096/fasebj.2021.35.S1.04749

Yahya MS, Bbutiheen AA, Al-Haidary AF. Burnout among medical students of the University of Kerbala and its correlates. Middle East Curr Psychiatry [Internet]. 2021 [cited 2022 Jun 30]; 28(78):1-7. DOI: 10.1186/s43045-021-00152-2. Available from: https://mecp.springeropen.com/articles/10.1186/s43045-021-00152-2. DOI: https://doi.org/10.1186/s43045-021-00152-2

Fernandez JM, Ochoa JJ, Aliaga IL, Alferez MJM, Guzman MG, Ortega SL et al. Lockdown, emotional intelligence, academic engagement and burnout in pharmacy students during the quarantine. Pharmacy [Internet]. 2020 [cited 2022 Jun 30]; 8(4):194. DOI: 10.3390/pharmacy8040194. Available from: https://www.mdpi.com/2226-4787/8/4/194. DOI: https://doi.org/10.3390/pharmacy8040194

Amaral KV, Galdino MJQ, Martins JT. Burnout, daytime sleepiness and sleep quality among technical-level nursing students. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2021 [cited 2022 Jun 30];29:e3487. DOI: 10.1590/1518-8345.5180.3487. Available from: https://www.scielo.br/j/rlae/a/xYqnKNyfynXNsHjDTWGV4yR/?lang=en. DOI: https://doi.org/10.1590/1518-8345.5180.3487

Publicado

25-02-2024

Como Citar

1.
Desiderio GA, Silva AAA da, Franco AL, Nobre M de S, Martins FI da S, Morais JD de, Felipe GF. SÍNDROME DE BURNOUT E QUALIDADE DO SONO: CORRELAÇÕES DO IMPACTO DA COVID-19 NA SAÚDE UNIVERSITÁRIA . Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 25º de fevereiro de 2024 [citado 21º de dezembro de 2024];98(1):e024268. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/2161

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL