ESTRESSE, FATORES ASSOCIADOS E COPING ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: À LUZ DE BETTY NEUMAN
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2024-v.98-n.2-art.2192Palavras-chave:
estresse psicológico, ESTUDANTES, Teorias de EnfermagemResumo
Objetivos: Identificar, na literatura, os principais fatores associados ao estresse e seu enfrentamento entre os estudantes do ensino médio na ótica da Teoria dos Sistemas Abertos de Betty Neuman Método: Trata-se se uma pesquisa do tipo revisão integrativa, que tem como finalidade a síntese de resultados obtidos em pesquisas sobre um tema pré-selecionado. Realizou-se a busca em seis bases de dados: LILACS, MEDLINE/Pubmed, CUIDEN, SCOPUS, ERIC E COCHRANE e a Scientific electronic library online (SciELO). Após critérios de inclusão e exclusão somaram-se 14 artigos para a pesquisa. Resultados : Foram encontrados como principais Fatores associados ao estresse a privação do sono, alimentação inadequada, Violência territorial, Práticas parentais prejudiciais, Falta de convívio familiar, Pressões acadêmicas e transição para a vida adulta. No tocante das Estratégias de enfrentamento evidencia-se as terapias alternativas, como musicoterapia e yoga, além da religiosidade, que pode promover bem-estar emocional. Essas práticas, quando integradas a um plano de cuidado abrangente, ajudaram os estudantes a lidar com o estresse e melhorar a qualidade de vida. Considerações finais: A Teoria dos Modelos dos Sistemas Abertos de Betty Neuman ajudou na compreensão dos estressores que os estudantes vivenciam, gerando conclusões mais precisas. Durante o ensino médio, desafios como privação de sono e alimentação afetam saúde física e mental, mas estratégias como musicoterapia e yoga promovem bem-estar.
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