ESTRESSE, FATORES ASSOCIADOS E COPING ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: À LUZ DE BETTY NEUMAN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2024-v.98-n.2-art.2192

Palavras-chave:

estresse psicológico, ESTUDANTES, Teorias de Enfermagem

Resumo

Objetivos: Identificar, na literatura, os principais fatores associados ao estresse e seu enfrentamento entre os estudantes do ensino médio na ótica da Teoria dos Sistemas Abertos de Betty Neuman  Método: Trata-se se uma pesquisa do tipo revisão integrativa, que tem como finalidade a síntese de resultados obtidos em pesquisas sobre um tema pré-selecionado. Realizou-se a busca em seis bases de dados: LILACS, MEDLINE/Pubmed, CUIDEN, SCOPUS, ERIC E COCHRANE e a Scientific electronic library online (SciELO). Após critérios de inclusão e exclusão somaram-se 14 artigos para a pesquisa. Resultados : Foram encontrados como principais Fatores associados ao estresse a privação do sono, alimentação inadequada, Violência territorial, Práticas parentais prejudiciais, Falta de convívio familiar, Pressões acadêmicas e transição para a vida adulta. No tocante das Estratégias de enfrentamento evidencia-se as terapias alternativas, como musicoterapia e yoga, além da religiosidade, que pode promover bem-estar emocional. Essas práticas, quando integradas a um plano de cuidado abrangente, ajudaram os estudantes a lidar com o estresse e melhorar a qualidade de vida. Considerações finais: A Teoria dos Modelos dos Sistemas Abertos de Betty Neuman ajudou na compreensão dos estressores que os estudantes vivenciam, gerando conclusões mais precisas. Durante o ensino médio, desafios como privação de sono e alimentação afetam saúde física e mental, mas estratégias como musicoterapia e yoga promovem bem-estar.

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Biografia do Autor

ELIANE MARIA RIBEIRO DE VASCONCELOS, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), Licenciada em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Pós-Doutorado pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP; Professora Titular da Área de Enfermagem de Saúde Publica; Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem e de Gerontologia CCS/UFPE. Participei como tutora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família/CCS/UFPE de 2010 a 2018. Exerceu o cargo de vice coordenadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem de 2010 a 2014 e de Coordenadora de 2014 a 2018. Esteve na Função de Coordenadora Setorial de Extensão do CCS da Universidade Federal de Pernambuco de 2019 a 2021. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Práticas Integrativas e Complementares na Saúde; Atuando principalmente nos seguintes temas: Enfermagem; Educação em saúde; Sistematização da Assistência de Enfermagem; Teorias de Enfermagem; Idosos, Doenças negligenciadas/Hanseníase/Tuberculose; ISTs; Adolescentes.

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Publicado

26-04-2024

Como Citar

1.
SILVA BARBOSA J, RIBEIRO DE VASCONCELOS EM. ESTRESSE, FATORES ASSOCIADOS E COPING ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: À LUZ DE BETTY NEUMAN. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 26º de abril de 2024 [citado 8º de dezembro de 2024];98(2):e024310. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/2192

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO