ESTRESSE, FATORES ASSOCIADOS E COPING ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: À LUZ DE BETTY NEUMAN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2024-v.98-n.2-art.2192

Palavras-chave:

estresse psicológico, ESTUDANTES, Teorias de Enfermagem

Resumo

Objetivos: Identificar, na literatura, os principais fatores associados ao estresse e seu enfrentamento entre os estudantes do ensino médio na ótica da Teoria dos Sistemas Abertos de Betty Neuman  Método: Trata-se se uma pesquisa do tipo revisão integrativa, que tem como finalidade a síntese de resultados obtidos em pesquisas sobre um tema pré-selecionado. Realizou-se a busca em seis bases de dados: LILACS, MEDLINE/Pubmed, CUIDEN, SCOPUS, ERIC E COCHRANE e a Scientific electronic library online (SciELO). Após critérios de inclusão e exclusão somaram-se 14 artigos para a pesquisa. Resultados : Foram encontrados como principais Fatores associados ao estresse a privação do sono, alimentação inadequada, Violência territorial, Práticas parentais prejudiciais, Falta de convívio familiar, Pressões acadêmicas e transição para a vida adulta. No tocante das Estratégias de enfrentamento evidencia-se as terapias alternativas, como musicoterapia e yoga, além da religiosidade, que pode promover bem-estar emocional. Essas práticas, quando integradas a um plano de cuidado abrangente, ajudaram os estudantes a lidar com o estresse e melhorar a qualidade de vida. Considerações finais: A Teoria dos Modelos dos Sistemas Abertos de Betty Neuman ajudou na compreensão dos estressores que os estudantes vivenciam, gerando conclusões mais precisas. Durante o ensino médio, desafios como privação de sono e alimentação afetam saúde física e mental, mas estratégias como musicoterapia e yoga promovem bem-estar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ELIANE MARIA RIBEIRO DE VASCONCELOS, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), Licenciada em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Pós-Doutorado pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP; Professora Titular da Área de Enfermagem de Saúde Publica; Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem e de Gerontologia CCS/UFPE. Participei como tutora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família/CCS/UFPE de 2010 a 2018. Exerceu o cargo de vice coordenadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem de 2010 a 2014 e de Coordenadora de 2014 a 2018. Esteve na Função de Coordenadora Setorial de Extensão do CCS da Universidade Federal de Pernambuco de 2019 a 2021. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Práticas Integrativas e Complementares na Saúde; Atuando principalmente nos seguintes temas: Enfermagem; Educação em saúde; Sistematização da Assistência de Enfermagem; Teorias de Enfermagem; Idosos, Doenças negligenciadas/Hanseníase/Tuberculose; ISTs; Adolescentes.

Referências

Demenech LM, Neiva-Silva L, Antochevis AF, Almeida TR, Dumith SC. Estresse percebido entre estudantes de graduação: fatores associados, a influência do modelo ENEM/SiSU e possíveis consequências sobre a saúde. J Bras Psiq [Internet]. 2023 Mai 12 [citado 2023 Maio 12];72:19–28. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jbpsiq/a/gnT3VKfkZNxdgRSBtQzwzvB/?lang=pt

Park S, Jang H, Lee ES. Major stressors among Korean adolescents according to gender, educational level, residential area, and socioeconomic status. Int J Environ Res Public Health. 2018;15(10).

Barbosa JS, Vasconcelos EMR de. Análise Crítica do Diagrama Proposto pelo Modelo dos Sistemas de Betty Neuman. Revista Enfermagem Atual In Derme [Internet]. 2023 Sep 29 [citado 2023 Maio 12];97(4):e023184–4. Disponível em: https://www.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/2014/2036

Page MJ, McKenzie JE, Bossuyt PM, Boutron I, Hoffmann TC, Mulrow CD, et al. The PRISMA 2020 statement: an Updated Guideline for Reporting Systematic Reviews. BMJ [Internet]. 2021 Mar 29 [citado 2023 Maio 12];372(71). Available from: https://www.bmj.com/content/372/bmj.n71

Peters MD, Godfrey CM, Khalil H, McInerney P, Parker D, Soares CB. Guidance for conducting systematic scoping reviews. JBI Evidence Implementation. 2015;13(3):141–6. DOI: https://doi.org/10.1097/xeb.0000000000000050

Almeida DA. Vacinação contra influenza em idosos e fatores relacionados à sua adesão: revisão integrativa da literatura e análise do conceito. USP-Ribeirão Preto. [mestrado em enfermagem]. Ribeirão preto; 2009.

Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Use of the bibliographic reference manager in the selection of primary studies in integrative reviews. Texto Contexto-Enferm. 2019;28:e20170204. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2017-0204

Purssell E. Can the Critical Appraisal Skills Programme check‐lists be used alongside Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation to improve transparency and decision‐making? J Adv Nurs [Internet]. 2020 Feb 12 [citado 2023 Maio 12];76(4):1082–9. Available from: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/jan.14303

Van Vliet H, Andrews G. Internet-based course for the management of stress for junior high schools. Aust N Z J Psychiatry. 2009 Apr;43(4):305–9.

Feld LD, Shusterman A. Into the pressure cooker: Student stress in college preparatory high schools. J Adolesc [Internet]. 2015 [citado 2023 Maio 12];41:31–42. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.adolescence.2015.02.003

Sarkissian M, Trent NL, Huchting K, Khalsa SBS. Effects of a Kundalini Yoga Program on Elementary and Middle School Students’ Stress, Affect, and Resilience. J Dev Behav Pediatr. 2018;39(3):210–6.

. Agbaria Q. Coping with Stress Among Israeli–Palestinian High School Students: The Role of Self-Control, Religiosity, and Attachment Pattern. J Relig Health [Internet]. 2021 [citado 2023 Maio 12];60(2):692–708. DOI: https://doi.org/10.1007/s10943-020-01164-8

García-Ros R, Pérez-González F, Tomás JM. Development and validation of the questionnaire of academic stress in secondary education: Structure, reliability and nomological validity. Int J Environ Res Public Health. 2018;15(9).

Liu Y, Lu Z. Chinese high school students’ academic stress and depressive symptoms: Gender and school climate as moderators. Stress Heal. 2012;28(4):340–6.

Oliveira NR de, Aznar M, Nava CDA, Nascimento JOG, Montes FT, Spadari-Bratfisch RC. Estresse, competência e problemas psicológicos de adolescentes estudantes. Arq Bras Ciências da Saúde. 2012;37(1):23–9.

Bhasin SK, Sharma R, Saini NK. Depression, anxiety and stress among adolescent students belonging to affluent families: A school-based study. Indian J Pediatr. 2010;77(2):161–5.

Wuthrich VM, Jagiello T, Azzi V. Academic Stress in the Final Years of School: A Systematic Literature Review. Child Psychiatry Hum Dev [Internet]. 2020 [citado 2023 Maio 12];51(6):986–1015. DOI: https://doi.org/10.1007/s10578-020-00981-y

Van Loon AWG, Creemers HE, Beumer WY, Okorn A, Vogelaar S, Saab N, et al. Can Schools Reduce Adolescent Psychological Stress? A Multilevel Meta-Analysis of the Effectiveness of School-Based Intervention Programs. J Youth Adolesc. 2020;49(6):1127–45.

Park SH, Kim Y. Ways of coping with excessive academic stress among Korean adolescents during leisure time. Int J Qual Stud Health Well-being [Internet]. 2018 [citado 2023 Maio 12];13(1). DOI: https://doi.org/10.1080/17482631.2018.1505397

Finkelstein DM, Kubzansky LD, Capitman J, Goodman E. Socioeconomic Differences in Adolescent Stress: The Role of Psychological Resources. J Adolesc Heal. 2007;40(2):127–34.

Carvalho IF, Almeida-santos MA, Vargas MM. Preditores de stress em concluintes do ensino médio. Arq Bras Psicol. 71(2):114–29.

Wuthrich VM, Jagiello T, Azzi V. Academic Stress in the Final Years of School: A Systematic Literature Review. Child Psychiatry Hum Dev [Internet]. 2020 [citado 2023 Maio 12];51(6):986–1015. DOI: https://doi.org/10.1007/s10578-020-00981-

Penaforte FR, Matta NC, Japur CC. Associação Entre Estresse E Comportamento Alimentar Em Estudantes Universitários. DEMETRA Aliment Nutr Saúde. 2016;11(1):225–38.

Almeida LC, External influences such as assets or liabilities in students’ education. Elementary Education, Culture, Curriculum [Internet]. 2022 [citado 2023 Maio 12]; 10(3): 100-10. DOI: https://doi.org/10.1590/198053147376

De Lima CB. Violencia Juvenil: O Desafio Das Práticas Restaurativas No Espaço Escolar. Rev Bras Política e Adm da Educ - Periódico científico Ed pela ANPAE [Internet]. 2020 [citado 2023 Maio 12];36(2):731–49. DOI: https://doi.org/10.21573/vol36n22020.94695

Dutra JF, Firmino Júnior JB, Fernandes DYS. Fatores que podem interferir no desempenho de estudantes no ENEM: uma revisão sistemática da literatura. Rev Bras Inform Educ [Internet]. 2023 [citado 2023 Maio 12];31:323-351. DOI: 10.5753/rbie.2023.3087.

Botelho PPP, Sá ICC, Guedes ITT. A influência da música no estresse e no desempenho de estudantes de Medicina submetidos ao OSCE de Neurologia. Braz J Dev. 2020;6(6):39019–26.

Aquino TAA de, Oliveira VG de. Espiritualidade e sentido da vida no contexto da pandemia de COVID-19. Caminhos de Diálogo. 2020;8(13):249.

Melo CDF, Sampaio IS, Souza DLA, Pinto NDS. Correlação entre religiosidade, espiritualidade e qualidade de vida: uma revisão de literatura. Estud e Pesqui em Psicol. 2015;15(2):447–64.

Publicado

26-04-2024

Como Citar

1.
SILVA BARBOSA J, RIBEIRO DE VASCONCELOS EM. ESTRESSE, FATORES ASSOCIADOS E COPING ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: À LUZ DE BETTY NEUMAN. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 26º de abril de 2024 [citado 21º de novembro de 2024];98(2):e024310. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/2192

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO