Educação em saúde no autocuidado contra o câncer de mama
Health Education in self-care against breast cancer
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2019-v.87-n.25-art.223Resumo
Estudo de revisão integrativa com objetivo de conhecer como as ações de educação em saúde influenciam o autocuidado
durante o tratamento quimioterápico para câncer de mama. A pesquisa foi estruturada em seis etapas e buscou responder
a seguinte questão norteadora: Como as atividades de educação em saúde interferem no autocuidado da mulher com
câncer de mama em quimioterapia? Foram utilizados dados primários em bases de dados de livre acesso com critérios
estabelecidos para busca em periódicos nos idiomas português, inglês e espanhol através das modalidades de pesquisa e
níveis de evidência no período de 2000-2017. Nas publicações analisadas, todas publicadas em língua inglesa, observouse que o papel do enfermeiro na educação em saúde e as estratégias adotadas promovem fortalecimento de ações de
autocuidado e autogerenciamento das reações adversas pela paciente e possibilitam melhoras na qualidade de vida pós
quimioterapia. Torna-se importante o investimento em ações educativas à mulheres nesta modalidade de tratamento por
permitir maior impacto na prevenção de complicações oriundas das reações adversas, potencialização do autocuidado e
redução dos custos com tratamentos adicionais.
Descritores: Neoplasia das mamas; Quimioterapia; Educação em Saúde; Autocuidado.
ABSTRACT
Integrative review study aiming to understand how health education actions influence self-care during chemotherapy
treatment for breast cancer. The research was structured in six stages and sought to answer the following guiding question: How do health education activities interfere with the self-care of women with breast cancer in chemotherapy? We
used primary data in free access databases with established criteria for searching in journals in Portuguese, English and
Spanish through research modalities and levels of evidence in the period 2000-2017. In your. In the analyzed publications,
all published in English, it was observed that the role of nurses in health education and the strategies adopted promote
self-care actions and self-management of adverse reactions by the patient and enable improvements in quality of life after
chemotherapy. It is important to invest in educational actions for women in this treatment modality because it allows
greater impact in the prevention of complications resulting from adverse reactions, self-care enhancement and reduction
of costs with additional treatments.
Descriptors: Breast Neoplasms; Chemoterapy; Health Education; Selfcare.