TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA O CUIDADO DOMICILIAR DE FERIDAS TUMORAIS À LUZ DO LETRAMENTO EM SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2024-v.98-n.3-art.2355Palavras-chave:
Ferimentos e Lesões, Cuidados de Enfermagem, Enfermagem Oncológica, Letramento em Saúde, Materiais educativos e de divulgaçãoResumo
O objetivo do presente estudo é descrever a elaboração de um guia de orientação para o cuidado domiciliar de feridas tumorais, à luz dos pressupostos do letramento em saúde. Trata-se de um estudo metodológico que desenvolveu uma tecnologia educacional em formato de guia, seguindo etapas específicas. Após a definição do problema a ser abordado, foi realizada uma revisão integrativa da literatura para reunir evidências científicas sobre o manejo de feridas tumorais pelos profissionais de enfermagem. A busca resultou em 24 artigos que serviram como síntese de evidências sobre os cuidados de enfermagem nos sinais e sintomas mais frequentes em feridas tumorais, como dor, sangramento, odor, infecção, exsudato e prurido. Para a construção do guia, utilizaram-se diretrizes propostas para avaliação de material educativo no Brasil, com foco no letramento em saúde. Produziu-se um guia de cuidados com feridas tumorais voltado para pacientes e cuidadores, abordando o passo a passo para a realização do curativo em domicílio e como manejar os sinais e sintomas mais frequentes nas feridas tumorais. O material utiliza linguagem clara e concisa, de fácil compreensão, com a combinação adequada de cores e fontes de texto, seguindo as diretrizes para a elaboração de materiais educativos pautados no letramento em saúde. Espera-se que este guia se torne uma tecnologia educacional impressa que complemente o processo formal de educação em saúde ministrado verbalmente pelo enfermeiro, auxiliando na fixação das orientações fornecidas e tornando o processo de educação em saúde mais eficaz aos pacientes oncológicos, bem como aos cuidadores e familiares.
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