CONSTRUÇÃO DE TECNOLOGIAS CUIDATIVO-EDUCACIONAIS SOBRE LESÃO POR PRESSÃO PARA IDOSOS NO DOMICÍLIO
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2025-v.99-n.2-art.2554Palavras-chave:
Saúde do Idoso; Tecnologia Educacional; Cuidadores; Educação em Saúde; Úlcera por PressãoResumo
Objetivo: Descrever o processo de construção de tecnologias educacionais para a prevenção e tratamento da lesão por pressão, a partir das necessidades do cuidador familiar. Método: Pesquisa-ação participativa, dividida em fase exploratória, principal e de avaliação, ancorada no referencial metodológico freiriano. Realizada com cuidadores familiares e profissionais da atenção básica. Para análise da concordância entre examinadores, calculou-se o Índice de Validade de Conteúdo. Resultados: Participaram 16 cuidadores e 10 profissionais da saúde. A principal não conformidade encontrada foi o déficit de conhecimento sobre prevenção de lesão por pressão. A ação educativa permitiu a troca de saberes entre os sujeitos que construíram, implementaram e avaliaram duas tecnologias educacionais: uma cartilha de prevenção de lesão por pressão e um disco de reposicionamento. A cartilha, além de ter sido avaliada pelos cuidadores, foi validada quanto ao seu conteúdo por juízes Considerações finais: Entende-se que é necessário reconhecer as necessidades em saúde das populações e, a partir destas, propor estratégias para um cuidado congruente com a realidade dos sujeitos e de suas famílias. A dialogicidade propiciou a construção de tecnologias educacionais relevantes no contexto da educação em saúde para qualificação dos cuidadores familiares.
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