O paciente surdo e suas vivências no sistema de saúde: uma interface com a enfermagem
The deaf patient experiences in the health system: an interface with the nursing
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2017-v.80-n.18-art.345Resumo
Nos meios acadêmicos, a comunicação é um dos instrumentos básicos da enfermagem, porém, ao nos deparar
com um paciente surdo, sem que tenhamos a capacitação necessária, o atendimento efetivo fi ca impossibilitado.
Objetiva-se identifi car como se dá o atendimento ao paciente surdo e analisar as barreiras de comunicação do
profi ssional de saúde nestes atendimentos. A metodologia utilizada foi de estudo descritivo, de caráter exploratório,
com abordagem qualitativa, no qual se realizou um levantamento bibliográfi co sobre os aspectos gerais do processo
de comunicação entre o profi ssional de saúde e o paciente surdo. Efetivou-se a coleta de dados através de um roteiro
de entrevista semiestruturado, no Instituto Nacional de Educação de Surdos, localizado no bairro de Laranjeiras /RJ
- Brasil. Os dados obtidos foram avaliados a partir do método de análise temática. Dos 15 participantes da pesquisa,
14 relataram situações de atendimento em saúde, nas quais, os profi ssionais não sabiam a Linguagem Brasileira de
Sinais, retratando sentimento de exclusão neste paciente. Conclui-se a necessidade pela busca por capacitação dos
profi ssionais de saúde no que tange à potencialização dos instrumentos utilizados nos processos de comunicação
com esta demanda específi ca, oportunizando equidade e universalidade de acesso aos serviços de saúde.
Palavras-chave: Surdez; Barreiras de Comunicação; Linguagem de Sinais; Sistema de Saúde; Enfermagem.
AbsTRAcT
The communication is demonstrated in the academic times, as one of the basic instruments of the nursing,
however, if we face a deaf patient and we do not have the necessary qualifi cation the effective attendance stays
disabled. Objective to identify how the treatment to a deaf patient is given in the health system and analyze the
professional’s communication barriers to the deaf patient. The used methodology was of descriptive study, with
qualitative approach, in which a bibliographic survery happened on the general aspects of the communication
process between the health professional and the deaf patient. It was accomplished, collects it of data through
a semistructured script of interview, realized in the Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), nestled in
Laranjeiras, RJ/Brazil. Of the 15 participants of the research, 14 had told situations of attendance in health, in
which, the professionals did not know the Brazilian Language of Signals, depicting feeling of exclusion in this
patient. It concludes that necessity for the search for health professionals’ qualifi cation in what it refers to the
enhancement’s instruments used in the processes of communication with this specifi c demand, providing equity
and universality of health services access.
Keywords: Deafness; Communication Barriers; Signs Language; Health System; Nursing.