Práxis Do Ensino Na Educação Básica Diante De Adolescentes Usuários De Drogas
Practices Of Teaching In Basic Education Before Adolescents Drug Users
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2019-v.90-n.28-art.458Palavras-chave:
Adolescente; Transtornos relacionados ao uso de substâncias; Ensino; Docentes; Enfermagem.Resumo
Objetivo: Compreender a práxis de educadores que vivenciam o processo de ensino-aprendizagem diante de adolescentes usuários de drogas. Método: Pesquisa qualitativa realizada educadores de uma Escola de Ensino Fundamental de um município do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados foram coletados de abril a junho de 2014, por meio de rodas de conversas, inspiradas no círculo de cultura de Paulo Freire, e analisados simultaneamente, mediante análise temática. Resultados: Emergiram duas categorias: Uso de drogas e suas consequências na realidade de educadores e educandos; e, Práxis dos educadores diante de adolescentes usuários de drogas. Conclusão: No cotidiano de ensino, o educador reconhece-se como um sujeito vulnerável e em sofrimento, necessitando de apoio e valorização. Isto porque o ambiente escolar está envolto por mudanças no tipo e padrão de uso de drogas pelos adolescentes, o que foi relacionado ao desinteresse para aprender e aumento da violência.