Percepção de homens sobre a influência da alimentação no câncer de próstata
Perception of men on the influence of food on prostate cancer
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2019-v.90-n.28-art.568Palavras-chave:
Câncer de próstata, Dieta, Estilo de vidaResumo
Objetivo: conhecer a percepção do homem sobre a influência da alimentação no câncer de próstata a fim de favorecer a elaboração de ações de prevenção e controle desta doença.
Metodologia: ensaio comunitário realizado com 60 homens cadastrados em uma Estratégia Saúde da Família da cidade de Montes Claros (MG) com faixa etária superior a 40 anos. A coleta de dados ocorreu em três reuniões na forma de grupo focal. A análise de conteúdo temática e os dados foram organizados no software – Atlas Ti.
Resultados: conforme os objetivos desse estudo emergiram uma categoria e três subcategorias temáticas em que são apresentados o significado da interferência da alimentação para o câncer de próstata, em que os homens demonstram pouco conhecimento acerca de alimentos que protegem ou favorecem o surgimento do câncer de próstata; a influência das interações sociais na alimentação, subcategoria que demonstra a relevância do contexto social para adoção de hábitos alimentares saudáveis por parte dos homens e a importância do profissional de saúde na promoção de hábitos alimentares saudáveis.
Conclusão: os homens entrevistados apresentam conhecimento ainda incipiente sobre a influência da alimentação na prevenção ou favorecimento do surgimento do câncer de próstata. Sugere-se, portanto, que os profissionais nos diferentes espaços de cuidado, orientem a população masculina sobre hábitos alimentares saudáveis, focando nos alimentos que previnem o aparecimento do câncer.