A educação em saúde como ferramenta para a redução da peritonite relacionada à diálise peritoneal: revisão integrativa
Health education as a tool for the reduction of peritonitis related to peritoneal dialysis: integrative review
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2019-v.90-n.28-art.57Palavras-chave:
Diálise Peritoneal, Educação de pacientes, PeritoniteResumo
Apesar das inúmeras medidas de prevenção recomendadas por diversas entidades internacionais, a peritonite permanece sendo a principal complicação relacionada à diálise peritoneal, responsável por 75% das complicações ou perdas de acesso peritoneal. O presente estudo tem como objetivo identificar a partir de publicações científicas, se intervenções educativas direcionadas ao paciente adulto portador de insuficiência renal crônica inserido em programa de Diálise Peritoneal implicam na queda das taxas de peritonite. Trata-se de uma revisão integrativa para a qual foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados LILACS e MEDLINE via PUBMED tendo sido eleito um total de 8 artigos. Os resultados demonstraram que a educação em saúde do paciente submetido a DP é uma atividade que compõe a assistência de enfermagem e o atendimento integral a saúde do paciente renal. E assim, foi observado que a adoção de intervenções educativas é uma medida de prevenção de peritonite recomendada por várias entidades internacionais e, portanto, a educação em saúde do paciente em DP tem se mostrado uma ferramenta eficaz para a redução da peritonite.