Acolhimento aos pacientes e familiares atendidos no ambulatório de oncologia: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2017-v.81-n.19-art.571Resumo
O objetivo deste estudo é relatar as experiências vivenciadas por uma enfermeira e sua equipe, referente ao
atendimento prestado aos pacientes e seus familiares em um ambulatório de oncologia clínica de um hospital
especializado na cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de relato de experiência vivenciado no decorrer das práticas
profissionais. O primeiro contato do paciente e seus familiares no ambulatório acontece na recepção, no momento da
entrega do cartão de consulta ou dos encaminhamentos, para os pacientes de primeira vez. Quando o paciente chega
à recepção com qualquer queixa, imediatamente a equipe de enfermagem recebe a informação da necessidade do
mesmo e realiza o atendimento, onde são aferidos os sinais vitais e o enfermeiro realiza a avaliação a partir exame
físico associado ao diálogo, a fim de identificar as necessidades de saúde e a prioridade para o atendimento médico
a partir das queixas descritas pelo paciente e/ou familiar. Concluí-se que experiências vivenciadas no ambulatório
de oncologia clínica contribuíram de formas satisfatórias para compreensão de gerenciar os serviços e as ações da
equipe de enfermagem, no que se refere acolhimento aos pacientes e familiares, bem como para tomada de decisão.
Palavras-chave: Humanização da Assistência; Neoplasias; Cuidados de Enfermagem.